JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

JESUS CRISTO.




TREINANDO O INTELECTO PARA DECIFRAR OS CÓDIGOS DA INTELIGÊNCIA


   "Certamente, a Palavra da cruz é loucura para os que se perdem. mas para nós, que somos salvos, poder de DEUS. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o Sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou DEUS louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de DEUS, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a DEUS salvar os que creem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a CRISTO crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus  como gregos, pregamos a CRISTO, poder de DEUS e sabedoria de DEUS. Porque a loucura de DEUS é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de DEUS é mais forte do que os homens. 1 Coríntios 1.18-25".

   Tito, o general romano, encarregado de construir o Coliseu, sentia orgulho porque o exército romano era o único que se preparava para a guerra em tempos de paz, que treinava seus soldados durante todo o ano. era eficiente. Com seu exército, ele devastou Jerusalém no ano de 70 d.C., causando atrocidades inimagináveis, levando dezenas de milhares de cativos a Roma. Em meio as lágrimas e ao sangue de seus cativos, o grande general construiu monumentos que até hoje estão de pé.
   O treinamento que antes atingia os exércitos e algumas poucas áreas da sociedade, hoje permeia todos setores. Estamos na era do treinamento. Treina-se para praticar esportes, andar, dançar, calcular, escrever, contar histórias, encher uma peça. Treina-se para dirigir veículos, pilotar aviões, operar máquinas. Treina-se para falar em público, usar computadores, fazer programas, administrar empresas, executar projetos. Treina-se para tomar vinho, apreciar uma obra de arte, observar a qualidade dos produtos.
   Entretanto, quando tudo parecia perfeito na era do treinamento, eis que ao olhar para as mazelas psíquicas e sociais das sociedades modernas contatamos que cometemos um gravíssimo erro histórico. Esquecemos de realizar o mais importante treinamento, o treinamento para decifrar e aplicar os códigos da inteligência. Sem eles não podemos desenvolver nosso imaginário, nossa capacidade de superação das intempéries e nossas potencialidades intelectuais.

   Memória superutilizada e códigos da inteligência subtilizados.

   Deveríamos decifrar esses códigos com a mesma energia que o garimpeiro penetra nas rochas a procura do ouro, com o mesmo afinco que o cirurgião rebate a pele para desnudar tecidos ocultos, com a mesma garra que o sedento procura água para saciar sua sede nos tópicos desertos.
   O senso comum acredita falsamente que sua memória é subutilizada. Uns creem que usam 10%, outros 20% e ainda outros um pouco mais da sua memória. Mas esse pensamento popular é ingênuo, simplista e, portanto, precisa de correções. A memória é seletiva. Além disso, abre e fecha dependendo da emoção que estamos vivenciando em determinado momento existencial.
   As emoções tensas, fóbicas, apreensivas, fecham as janelas da memória; as emoções prazerosas, desafiadoras, serenas, as abrem. Apesar de as emoções serenas abrirem as janelas, a memória, ainda assim é seletiva, não abre todos seus arquivos.
   Já pensou se a memória não fosse seletiva? qualquer palavra como "carro", "avião", "amigo", "medo" nos levaria a acessar milhões de dados que temos arquivados relativos a ela, saturando nosso intelecto. Nosso córtex cerebral não suportaria um turbilhão de dados. Notem que quando estamos com preocupações fixas, pensando obsessivamente em determinado assunto, ficamos desgastados, acordamos fatigados, sem energia.
   A seletividade da memória objetiva protege nossa mente contra o congestionamento de pensamentos, imagens mentais e idéias. Apesar disso, se observarmos nossa mente, provavelmente a maioria de nós perceberá que utiliza excessivamente a memória, por isso pensa excessivamente e se desgasta também excessivamente, gerando a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
   Emoções flutuantes, pensamentos antecipatório, excesso de compromissos, fazem parte do cardápio de uma pessoa hiper pensante. Se as pessoas usassem mais racionalmente sua memória, desgastariam menos seu cérebro, acordariam mais dispostas, elogiariam mais o dia que desabrocha, criariam mais oportunidades para conquistar quem amam, para ter gestos únicos, reações inesperadas, atitudes deslumbrantes.
   A memória que já é seletiva pode ser ainda mais bloqueada pelo estresse intenso, que por sua vez bloqueia o Código da Intuição Criativa, fazendo com que o HOMO BIOS, o instinto prevaleça sobre o HOMO SAPIENS, a capacidade de pensar.
   O estresse pode fechar as janelas da memória em concursos, entrevistas, apresentações públicas, situações novas, desafios empresariais, gerando péssimos desempenhos intelectuais em pessoas brilhantes.
   Executando mecanismos como esses, que nos fazem subutilizar a memória, o que está subutilizando em todo e qualquer ser humano são os Códigos da Inteligência. Ricos e miseráveis, psiquiatras e pacientes, líderes empresariais e liderados, têm, por melhor que sejam, um potencial psíquico global contraído por não decifrar plenamente os códigos da inteligência.
   
   A COMPLEXA DEFINIÇÃO DA INTELIGÊNCIA: TRÊS CAMADAS PSÍQUICAS.

   Antes de começar a comentar sobre os códigos da inteligência precisamos definir o que é inteligência. Previamente quero dizer humildemente (Augusto Cury) que desenvolvi ao longo de mais de vinte anos uma das poucas teorias mundiais sobre o funcionamento da mente, a construção de pensamentos e o processo de formação de pensadores, chamada de inteligência Multifocal ou Psicologia Multifocal
   A Psicologia Multifocal não é uma teoria neurocientífica, mas psicológica e que entra no campo da pedagogia, sociologia, filosofia. A inteligência para essa teoria tem definição complexa e difere de outras teorias em diversos aspectos, pois penetra em áreas que outros autores não tiveram oportunidade de estudar, como os fenômenos que atuam em frações de segundos na construção das cadeias de pensamentos, imagens mentais, idéias. Mas em hipótese alguma minha teoria é melhor do que a dos brilhantes autores consagrados, como Freud, Jung, Gardner, Morin, Piaget, vigotsky.
   A Psicologia Multifocal tem sido usada por inúmeros profissionais de saúde mental e em pesquisas, em teses de mestrado e doutorado e curso de pós-graduação. Apesar da difusão da teoria, quero deixar claro que nenhuma teoria é verdadeira em si. Ela é um corpo de postulados, hipóteses, conceitos, argumentos, dos quais se derivam os conhecimentos.  
     
   DIÁCONO: LUIS MARIANO SIQUEIRA
   LIVRO: O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA -  AUGUSTO CURY
   SALGUEIRO - PERNAMBUCO 27/06/2014

Nenhum comentário: