JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A DEFINIÇÃO DA INTELIGÊNCIA: O HOMO SAPIENS, UM SER ALÉM DOS LIMITES DA LÓGICA. CAPÍTULO 1

JESUS CRISTO.


   A DEFINIÇÃO DA INTELIGÊNCIA: O HOMO SAPIENS, UM SER ALÉM DOS LIMITES DA LÓGICA. CAPÍTULO 1

   "Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desemparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de DEUS e dos homens. Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para teu corpo e refrigério, para os teus ossos. Provérbios 3.1-8"

   As Três Grandes Áreas Que Definem a Inteligência.

   Ao definir o sentido da inteligência gostaria que o leitor não acostumado a esses conceitos não desanimasse. Será uma sintética exposição. para a psicologia Multifocal a definição de inteligência é abrangente e como o próprio nome da teoria diz, é multifocal, multidinâmica, multifatorial. Alguns autores também sugeriram que a inteligência é multidimensional e modificável (Feurstein, 1980). O conceito global de inteligência entra em três grandes estágios ou três grandes áreas. As duas primeiras são inconscientes e a última, consciente.
   A primeira área é mais profunda, refere-se aos fenômenos inconscientes que atuam em milésimos de segundos no resgate e na organização das informações da memória e consequentemente na construção de pensamentos e emoções. Essa produção é registrada  milhares de vezes por dia pelo fenômeno RAM (REGISTRO AUTOMÁTICO DA MEMÓRIA), construindo a plataforma que forma o EU, que é a expressão máxima da consciência crítica e capacidade de escolha. tudo o que percebemos, sentimos, pensamos, experimentamos, tornam-se tijolos na construção dessa plataforma da formação do EU.
   A segunda área se refere ao corpo das complexas variáveis que influenciam em pequenas frações de segundos os fenômenos que leem a memória e produzem os pensamentos, imagens mentais, ideias e fantasias. Entre essas variáveis "como estou" (estado emocional motivacional), "quem sou" (a existencial arquivada nas janelas da memória), "onde estou" (ambiente social), "quem sou geneticamente" (natureza genética e a matriz metabólica cerebral) e o "como atuo como gestor da psique" (o EU como diretor do roteiro de nossa história).
   Normalmente, as teorias enfatizam os aspectos psíquicos, sociais e genéticos na construção da inteligência. Alguns pensadores se fixaram na interação entre as duas grandes forças geradoras de desenvolvimento em geral, e da inteligência em particular, a natureza e a cultura. "Não é uma competição, é uma dança" (Sternterg 1990). Sim, de fato há uma dança dinâmica de variáveis, mas que ultrapassa essas duas grandes forças geradoras.
   Como vimos, além da variável genética e cultural estão, em primeiro plano, as variáveis "como atuo como gestor do psiquismo" e o "grau de abertura das janelas da memória" determinado pelos estados emocionais (alegria, tranquilidade, humor depressivo, ansiedade). Ao estudar esses outros fatores descobrimos que a mente é mais complexa do que imaginamos.
   Por exemplo, pensávamos no passado que somente quem teve uma infância com traumas, saturada de perdas e frustrações adoeceria, desenvolveria transtornos psíquicos e psicossomáticos. Pobre engano! Sabemos hoje que mesmo os que gozaram de uma infância feliz e sem traumas, que tiveram o privilégio de ter país amorosos, generosos, solidários, podem ter uma vida psíquica miserável na adolescência e na vida adulta se não aprenderem a decifrar alguns códigos fundamentais ao longo do processo de formação da personalidade.
   Poderão ser vítimas dos estresses financeiros, estresses existenciais, perdas, competição predatória, frustrações, preocupações excessivas; enfim, de uma série de variáveis que dilapidam seu patrimônio psíquico, em especial seu prazer de viver.
   Outro exemplo: Acreditamos ingenuamente que temos pleno domínio do processo de construção de pensamentos, idéias, imagens mentais. Não é verdade. Podemos dominar computadores, carros, aviões, mas não temos o domínio completo da mais incompreensível das máquinas: A mente humana. Quantos pensamentos inquietantes perturbam nossa tranquilidade sem que os tenhamos produzido conscientemente? quantas ideias fóbicas transitam pelo palco psíquico sem que tenhamos permitido que fossem construídas pela vontade consciente?
    O EU como gestor psíquico, administrador do intelecto, é apenas um dos códigos da inteligência. Se mesmo sendo um bom gestor psíquico não dominamos completamente os pensamentos e as emoções da complexa mente humana, imagine se não decifrarmos esse código, imagine se abrirmos mão dessa gestão que ocorre nessa segunda grande área da inteligência.
   Nesse caso, se usarmos um veículo como uma analogia da mente humana, podemos dizer que somos amordaçados no banco do passageiro como espectadores passivos de uma viagem que não programamos. Aliás, diariamente milhões de pessoas viajam em suas mentes no território das fobias, das preocupações doentias, da ansiedade, sem ter programado essa viagem. Entraram em um filme de terror que não queriam assistir. O dramático é que o filme roda na sua mente. Não há tecla para desligar o aparelho mental.
   Ao estudarmos a primeira e segunda grande área da inteligência podemos concluir que HOMO SAPIENS, capaz de desenvolver equações matemáticas, fórmulas físicas e lógicos programas de computador, pode ser tão ilógicos a ponto de produzir reações agressivas, desproporcionais, irracionais.
   Peritos em lidar com números podem perder sua lógica e reagir estupidamente a mínima contrariedade. Médicos aparentemente dosados diante de seus pacientes, podem reagir sem qualquer controle ao serem questionados por seus pares. Na realidade, o HOMO SAPIENS, seja ele um psiquiatra ou paciente, matemático ou aluno, é micro ou macro de acordo com cada momento existencial. Ninguém é plenamente estável e coerente. O nível de flutuação apenas determina o grau de nossas doenças.
   A terceira grande área da inteligência se refere aos resultados das duas primeiras áreas. Nessa área se encontram os comportamentos perceptíveis, capazes de serem analisados, avaliados, aferidos. Nessa área se evidencia a rapidez de raciocínio, o grau de memorização, a capacidade de assimilação de informações, o nível de maturidade nos focos de tensão, bem como os patamares de tolerância, inclusão, solidariedade, generosidade, altruísmo, segurança, timidez e empreendedorismo.
   Na terceira área da inteligência, segundo o conceito da Psicologia multifocal, é que são feitos os mais variados testes para se medir os mais diversos tipos de quocientes de inteligência. Entretanto, todos os testes são circunstanciais, parciais e incompletos. Nenhum deles é definitivos. Habilidades que são detectadas em uns, não são em outros. Capacidades que são aferidas em um momento, se mudamos as variáveis (como estou, onde estou, níveis de gestão psíquica), não são aferidas em outros.
   Não vou entrar em muitos detalhes teóricos, mas gostaria de dizer que os códigos da inteligência envolvem três áreas. Decifrá-los e aplicá-los são processos, conscientes, mas ao fazer esse exercício atingiremos as regiões inconscientes, as camadas mais profundas da inteligência humana, ainda que não percebamos.
   destacarei oito códigos da inteligência mais relevantes. grande parte do que a imprensa escreve é texto de auto-ajuda, orientação para os leitores fazerem suas escolhas, apesar de alguns jornalistas não admitirem e nem gostarem dessa linha literária.
   Meu objetivo é disponibilizar ferramentas para estimular o debate de idias, para que os leitores aprendam a atuar em seu psiquismo, a desenvolver consciência crítica, proteger sua emoção, tornaram-se gestores da sua mente e serem capazes de expandir seu potencial intelectual e prevenir transtornos psíquicos.
                Musculatura Intelectual e  emocional
   Sem decifrar os códigos da inteligência, não temos musculatura emocional para irrigar o desenvolvimento da serenidade, do altruísmo, da coerência, da ousadia e criatividade. Os que expandem sua saúde´psíquica, refinam seu prazer de viver e libertam seu imaginário criativo, não são os que fazem da sua memória um depósito infindável de informações, mas os que submetem aos mais disciplinados treinamentos intelectuais para decifrar os códigos da inteligência, ainda que o façam intuitivamente, sem nenhuma metodologia educacional.
   Eis o grande e inaceitável paradoxo: "O homem sapins, aprendeu ao longo da história, aprendeu a decifrar sua inteligência para atuar no teatro social, mas não aprendeu a decifrá-la para atuar no teatro psíquico, gerir sua peça intelectual. Somos tímidos espectadores onde deveríamos ser ágeis atores.
   Diariamente inúmeras pessoas ricas ou miseráveis, nas mais diversas sociedades, são vítimas de agressivos sequestros. Os sequestradores estão alojados dentro de si. vivem sequestrados pelas imagens deprimentes e pelos pensamentos mórbidos clandestinamente em seu psiquismo. É raríssimo encontrar um ser humano verdadeiramente livre. ainda não encontrei.
   somos frequentemente inertes, calados e silenciados no único lugar que deveríamos gritar e nos rebelar. distribuímos um sorriso social que nem sempre espelha nosso clima emocional.
                 Exemplos Imaginários, Não tão reais
   Imagine um promotor austero e coerente em seu fórum, mas frágil e ilógico em sua psique. demora horas ou dias para tomar decisões que qualquer um demoraria minutos, como comprar certa roupa, visitar um amigo, fazer uma viagem. Angustia-se e pune-se porque não decide coisas básicas. Não aprendeu a decifrar, entre outros códigos, o da autocrítica.
   Imagine uma enfermeira cuidando carinhosamente de seus pacientes em fase terminal, mas sendo péssima no cuidado de si mesma. Diariamente pensa que está com câncer e as portas da morte, só que seu câncer é imaginário, só existe como fantasia. faz assepsia dos curativos com a dedicação e irriga seus pacientes com esperança, mesmo que estejam a beira da morte, mas não dá migalhas de esperança para si mesma, ainda que esteja supostamente distante de morrer. Não aprendeu a fazer assepsia em sua mente, não aprendeu a decifrar o código da higiene psíquica.
   Imagine um estudante aplicado e participativo em sala de aula, mas quando está diante da prova escolar embora seu raciocínio. sabe toda matéria, mas parece que não estudou nada. As janelas da sua memória se fecharam, pois o ato de fazer a prova se tornou um ato de terror, que trava sua inteligência. Não aprendeu a decifrar o código da proteção da emoção.
   Situações como essas estão mais próximas de nós do que imaginamos. As pessoas que descrevi são especiais em determinadas áreas, mas falham muito em outras, não entenderam que seus maiores inimigos estão em sua mente e não no teatro social. podemos conviver com pessoas injustas, mas ninguém pode ser mais injusta conosco do que nós mesmos.
   Deveríamos lutar contra nossas mazelas psíquicas, mas nos intimidamos dentro de nós. E fora de nós, onde deveríamos agir com tolerância, nos tornamos combativos, machucamos quem não merece. Vivendo em uma sociedade superficial que não calibra nosso foco, erramos o alvo frequentemente.   

DIÁCONO: LUIS MARIANO SIQUEIRA.
LIVROS: O CÓDIGO DA INTELIGÊNCIA
CAPÍTULO 1
AUGUSTO CURY
SALGUEIRO-PE 12/09/2014

Nenhum comentário: