JESUS CRISTO.
JEREMIAS O PROFETA DE DEUS
"No princípio do reinado de Jeoaquim, filho de
Josias, rei de Judá, veio esta palavra do SENHOR. Assim diz O senhor: Põe-te no
átrio da casa do SENHOR e dize a todas as cidades de Judá, que vem adorar à
Casa do SENHOR, todas as palavras que eu te mando lhes digas; não omitas nem
uma palavra sequer. Bem pode ser que ouçam e se convertam cada um do seu mau
caminho; então, me arrependerei do mal que intento fazer-lhes por causa da
maldade das suas ações. Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR: Se não me derdes
ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós. Para que ouvísseis
as palavras dos meus servos, os profetas, que, começando de madrugada, vos
envio, posto que até aqui não me ouvistes, então, farei que esta casa seja como
Silo farei desta cidade maldição para todas as nações da terra. Os sacerdotes,
os profetas e todo o povo ouviram a Jeremias, quando proferia estas
palavras na CASA do SENHOR. Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o
SENHOR lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram mão dele os
sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto. Por que profetizas
em nome do SENHOR, dizendo: Será como Silo esta casa, e esta cidade, desolada e
sem habitantes? E juntou-se todo o povo contra Jeremias, na CASA do SENHOR.
Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo o povo,
dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade,
como ouvistes com os vossos próprios ouvidos. Falou Jeremias a todos
os príncipes e a todo o povo, dizendo: O SENHOR me enviou a profetizar contra esta
casa e contra esta cidade todas as palavras que ouvistes. Agora, pois, emendai
os vossos caminhos e as vossas ações e ouvi a voz do SENHOR, vosso DEUS; então,
se arrependerá o SENHOR do mal que falou contra vós outros. Quanto a mim, eis
que estou nas vossas mãos; fazei de mim o que for bom e reto segundo vos
parecer. Sabei, porém, com certeza que, se me matardes a mim, trareis sangue
inocente sobre vós, sobre esta cidade e sobre os seus moradores; porque, na
verdade, o SENHOR me enviou a vós outros, para me ouvirdes dizer-vos estas
palavras. Então, disseram os príncipes a todo o povo aos sacerdotes e aos
profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do SENHOR, nosso DEUS,
nos falou. Jeremias 26.1-16".
INTRODUÇÃO
Nenhum outro profeta recebeu tarefa mais
difícil do que Jeremias, pois coube a ele proclamar a assistir a destruição de
Judá e Jerusalém; e embora a oposição não lhe desse descanso, manteve-se firme
por mais de quatro décadas. Mesmo tendo sido submetido à rejeição e aos açoites
pelo povo que amava, Jeremias continuou a servir fielmente ao SENHOR, como um
soldado que permaneceu em seu posto em disciplinada obediência, mesmo quando
desejava desistir. Ao conhecermos a vida de Jeremias, entenderemos que temos
muito em comum com o povo de Judá, mas também, como crentes, com a luta de
Jeremias. Que a sua vida e a sua mensagem nos inspirem a sermos mais fiéis ao
nosso DEUS.
1- RESISTINDO À PERSEGUIÇÃO
O Antigo Testamento fala bastante sobre a vida
e o ministério do profeta Jeremias. Nascido em Anatote "Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos
sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim. Jeremias 1.1", uma pequena vila cerca de cinco quilômetros ao norte de
Jerusalém, era filho de um sacerdote chamado Hilquias. Por ordem divina,
Jeremias nunca se casou "Veio
a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não tomarás mulher, não terás filhos nem
filhas neste lugar. Jeremias 16.1-2" e dedicou toda sua vida ao ministério profético. Seu
trabalho estendeu-se por quatro décadas em que passou por diversas lutas.
A oposição ao seu ministério ocorreu desde o
princípio. Primeiramente, os cidadãos de sua própria
cidade, Anatote, procuraram impedi-lo, chegando até mesmo a ameaçá-lo de morte
"O SENHOR me fez saber, e eu o sou;
então, me fizeste ver as suas maquinações. Eu era como manso cordeiro, que é
levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim,
dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos
viventes, e não haja mais memória do seu nome. Mas, ó SENHOR dos EXÉRCITOS,
justo juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre
eles; pois a ti revelei a minha causa. Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos
homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do
SENHOR, para que não morras as nossas mãos. Sim, assim diz o SENHOR dos
EXÉRCITOS: Eis que eu punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as
suas filhas morrerão de fome. E não haverá deles resto nenhum, porque farei o
mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua punição. Jeremias 11.18-23". Até mesmo seus parentes se opuseram a ele "Porque até os teus irmãos e a casa de teu pai, eles
próprios procedem perfidamente contigo; eles mesmos te perseguem com
fortes gritos. Não te fies deles ainda que te digam coisas boas. Jeremias
12.6". Jeremias mudou-se então para
Jerusalém, mas enfrentou forte oposição lá também. Os reis, oficiais da corte e
inúmeras pessoas entre o povo se opunham a mensagem de Jeremias, pois a consideravam
muito negativa.
Sob o reinado de Jeoaquim, Jeremias pregou um
extraordinário sermão condenatório, e, como consequência, os príncipes,
profetas e os sacerdotes de Judá quiseram matá-lo "Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o SENHOR lhe
havia ordenado que dissesse a todo povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os
profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto. Por que profetizas em nome do
SENHOR, dizendo: Será como Silo esta casa, e esta cidade, desoladas e sem
habitantes? E juntou-se todo o povo contra Jeremias, na CASA do SENHOR. Tendo
os príncipes de Judá ouvido estas palavras, subiram a casa do rei à CASA do
SENHOR e se assentaram à entrada da Porta Nova da CASA do SENHOR. Então, os
sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo povo, dizendo: Este
homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouviste com os
vossos próprios ouvidos. Jeremias 26.8-11". Contudo, Jeremias não voltou atrás em suas palavras e
ainda assim foi salvo. (Ver
Jeremias 26.13-24).
Certa vez, Jeremias elaborou um registro
escrito de suas predições contra o rei Jeoaquim, com a ajuda do seu secretário
Baruque (Ver Jeremias 36.1-8). O conteúdo do rolo deixou o rei tão furioso que ele o
queimou (Ver Jeremias 36.9-26), mas o profeta, de forma corajosa, escreveu-o novamente, e
ainda acrescentou mais palavras de condenação contra o rei (Ver Jeremias 36.27-32).
Mais tarde, acusado de fazer aliança com o
inimigo, foi açoitado e lançado na prisão onde ficou muitos dias (Ver Jeremias 37.11-15) até ser transferido para o átrio da guarda onde passou a
receber uma ração diária de pão. (Ver Jeremias 37.17-21).
Quando Jeremias profetizou novamente contra
Jerusalém, o rei o entregou aos príncipes que o lançaram numa cisterna, cujo
fundo estava coberto de lama, onde ele ficou preso (Ver Jeremias 38.1-6). Jeremias teria morrido ali se não tivesse sido salvo por
Ebede-Meleque, um eunuco etíope da casa do rei (Ver Jeremias 38.7-13).
Quando Nabucodonosor tomou Jerusalém, ele
permitiu que Jeremias fosse livremente para sua própria casa (Ver Jeremias 39.11-14), todavia, um bando de amotinado de judeus resolveu fugir
para o Egito e levou a Jeremias e Baruque como reféns (Ver Jeremias 43.1-7). Assim, foram para Tafnes no Egito, onde ele continuou a
profetizar contra eles "Então,
veio à palavra do SENHOR a Jeremias, em Tafnes, dizendo: Jeremias 43.8".
A vida de Jeremias, portanto, foi cheia de dor
e sofrimento. Seu povo, a quem amava e a quem rogava incessantemente ao
arrependimento, se recusou a ouvi-lo, o rejeitou e o perseguiu. Sua vida é um
exemplo de fidelidade em meio a todas as provações que sofreu.
2 - RESISTINDO AO DESÂNIMO
Jeremias é conhecido como o "PROFETA CHORÃO", pois, por diversas vezes, derramou o seu coração perante o
SENHOR confessando-lhe suas tristezas por causa do pecado do seu povo e as
dificuldades de seu ministério. Não obstante, seria injusto imaginar Jeremias
como um profeta mole, que chorava pelos cantos com pena de si mesmo. Ao
contrário, em virtude de toda a oposição que sofreu, Jeremias mostrou-se
corajoso continuando a pregar.
Jeremias lutava
contra o desânimo por um ministério que não tinha boa aceitação por parte do
povo. Várias vezes sofreu por causa da rejeição à sua mensagem, entretanto, em
todas as suas provações ele encarava sua miséria com uma honestidade admirável.
Não tratava suas dificuldades superficialmente, mas sentia e expressava
profundamente seu desânimo. Assim, Jeremias demostrou ser um homem de FÉ
autêntica que levava suas perguntas e perplexidades diante do SENHOR em ORAÇÃO, para buscar consolo no DEUS que o havia chamado para pregar.
Na realidade,
Jeremias revela o seu envolvimento pessoal com sua mensagem de forma mais
profunda do que os demais profetas, pois ele vive a agonia do povo em vista a
aproximação do exército Babilônia, antes mesmo que o povo sinta. Ele sente
também o sofrimento do SENHOR com relação ao pecado que ele está testemunhando (Ver Jeremias 8.21-9.3). O seu papel é de mediador por natureza. Este papel torna-se
mais comovente na série de passagens geralmente denominadas de “CONFISSÕES” do profeta (Ver Jeremias 11.18-20; 12.1-4; 15.10-18; 17.14-18;
18.19-23; 20.7-18). Nelas, Jeremias expressa a sua angústia pelo grande
peso do seu chamado profético; ele ora pela vingança contra os seus inimigos
pessoais e chega a acusar o SENHOR de tê-lo forçado ou enganado “Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me
dói e não admite cura? Serias tu para mim como ilusório ribeiro, como águas que
enganam? Jeremias 15.18”; “Persuadiste-me, ó
SENHOR, e persuadido; mais forte do que eu e prevaleceste, sirvo de escárnio
todo o dia; cada um deles zombam de mim. Jeremias 20.7”. Algumas dessas
orações provocam respostas do SENHOR com reprovações e encorajamentos (Ver Jeremias 11.21-23; 12.5-6; 15.19-21). A boa
disposição do SENHOR com relação a Jeremias, contudo, torna-se uma garantia de
fidelidade intencionada por DEUS a todo o povo, durante e depois do julgamento iminente.
Da mesma forma que Jeremias,
devemos também aprender a derramar os sentimentos do nosso coração perante o
SENHOR, para alcançarmos misericórdia e graça em nossas necessidades. Apesar de
conhecer tudo o que se passa em nosso íntimo “Ainda a
palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conhece todas. Salmos 139.4”,
DEUS deseja que tratemos nossas angústias pessoalmente com Ele “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de DEUS, para que
Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade,
porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.6-7”; “Não
andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de
DEUS, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Filipenses 4.6”. Se o buscarmos com um coração contrito, Ele nos ouvirá “Amo o SENHOR, porque Ele ouve a minha voz e as minhas
súplicas. Salmos 116.1” e se compadecerá de nós, pois compreende
profundamente o nosso sofrimento “Porque não temos sumo
sacerdote que não possa compreender-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele
tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecar. Hebreus 4.15”.
3 – COMBATENDO A INFIDELIDADE
A mensagem que
Jeremias recebia do SENHOR se constituiu na sua principal arma contra as
injustiças praticadas pelo povo de Judá. Sua tarefa mais importante consistia
em apresentar o iminente julgamento divino sobre uma nação que não desejava se
corrigir de seus caminhos, e que, por isso, perderia a terra prometida, a
maldição final da aliança (Ver
Levítico 26.31-33: Deuteronômio 28.49-68). Ainda assim, o SENHOR prometia salvar um remanescente de
seu povo, depois do exílio (Ver
Jeremias 24.4-7), e
transformar em ruínas a nação que os aprisionaria (Ver Jeremias 25.
9,11-12).
Jeremias proclamou
que a apostasia da nação era a verdadeira causa para a devastação iminente,
pois os israelitas haviam se acomodado à RELIGIÃO corrupta e idólatra de Canaã, permitindo ídolos na área do templo
“Antes, puseram as suas abominações na
casa que se chama pelo meu nome, para o profanarem. Jeremias 32.34” e, em diversos lugares perto de Jerusalém, crianças eram
sacrificadas regularmente a Baal e Maloque (Ver Jeremias 7.31; 19.5; 32.35), desafiando as proibições da lei (Ver Levítico 18.21; 20.22).
O relacionamento
especial existente entre DEUS e Israel por causa da aliança é um dos aspectos mais
marcantes dos ensinos de Jeremias. Ele defendeu que Israel fora soberanamente
escolhido a adotado por DEUS, como cumprimento de sua promessa a Abraão, e por
isso, deveria obedecer o que a aliança estipulava.
Como apostasia
representa uma rejeição fundamental do relacionamento pretendido pela aliança,
Jeremias viu que o julgamento divino de Judá era inevitável; todavia, em todas
as notícias sombrias de castigo havia uma persistente nota de esperança de um
futuro glorioso para uma nação arrependida e fiel (Ver Jeremias 3.14-25; 12.14-17).
Jeremias também
esperava que a aliança tradicional fosse renovada para uma forma ainda mais
gloriosa (Ver Jeremias 33.14-26), em que o indivíduo poderia ter um relacionamento pessoal
com DEUS, válido acima e além de qualquer forma religiosa. Nesta aliança
renovada, a lei divina não estaria mais escrita em tábuas de pedra, mas no
coração de cada crente.
Com esperança,
Jeremias relacionava o renovo de justiça, descendente de Davi (Ver Jeremias 33.14-18) com a paz e a prosperidade com que DEUS abençoaria uma nação
arrependida e purificada “Purificá-los-ei
de toda a sua iniquidade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas
iniquidades com que pecaram e transgrediram contra mim. Jeremias 33.8”. A cidade de Jerusalém, restaurada, seria em sua profecia
messiânica, santa para o SENHOR, recebendo o nome especial de “SENHOR, JUSTIÇA NOSSA” “Naqueles
dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; ela será chamada
SENHOR, JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 33.16”. O povo que retornasse do exílio adotaria a DEUS com
coração arrependido, sendo perdoado, e passaria a ser governado pelo príncipe
messiânico “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que
levantarei a Davi um renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e
executará o juízo e a justiça na terra. Jeremias 23.5”. Esta grande esperança de uma nação renovada e revigorada é
resposta suficiente às objeções daqueles que dizem que Jeremias é somente um
profeta de castigo.
CONCLUSÃO
Jeremias resistiu a
todas as provas. Foi desprezado, preso ameaçado. Com a exceção de Josias, todos
os outros reis ignoravam suas advertências. Apesar disso, Jeremias conduziu
fielmente sua mensagem divina com lágrimas de tristeza e dor. Lutou contra seu
próprio desânimo, mas seguiu firme em sua jornada solitária de mensageiro de
DEUS. Foi um profeta de julgamento, mas também de esperança, apontando para o
futuro reino do Messias.
APLICAÇÃO
O que, em sua vida,
significa desvio de sua aliança com DEUS? O que fazer a respeito?
DIÁCONO – LUIZ MARIANO SIQUEIRA
LIÇÃO Nº 9 REVISTA NOSSA FÉ
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 25/03/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário