JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

sexta-feira, 25 de março de 2016

JEREMIAS O PROFETA DE DEUS

JESUS CRISTO.



           JEREMIAS O PROFETA DE DEUS

   "No princípio do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do SENHOR. Assim diz O senhor: Põe-te no átrio da casa do SENHOR e dize a todas as cidades de Judá, que vem adorar à Casa do SENHOR, todas as palavras que eu te mando lhes digas; não omitas nem uma palavra sequer. Bem pode ser que ouçam e se convertam cada um do seu mau caminho; então, me arrependerei do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações. Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR: Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós. Para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que, começando de madrugada, vos envio, posto que até aqui não me ouvistes, então, farei que esta casa seja como Silo farei desta cidade maldição para todas as nações da terra. Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram a Jeremias, quando  proferia estas palavras na CASA do SENHOR. Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o SENHOR lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto. Por que profetizas em nome do SENHOR, dizendo: Será como Silo esta casa, e esta cidade, desolada e sem habitantes? E juntou-se todo o povo contra Jeremias, na CASA do SENHOR. Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos. Falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O SENHOR me enviou a profetizar contra esta casa e contra esta cidade todas as palavras que ouvistes. Agora, pois, emendai os vossos caminhos e as vossas ações e ouvi a voz do SENHOR, vosso DEUS; então, se arrependerá o SENHOR do mal que falou contra vós outros. Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim o que for bom e reto segundo vos parecer. Sabei, porém, com certeza que, se me matardes a mim, trareis sangue inocente sobre vós, sobre esta cidade e sobre os seus moradores; porque, na verdade, o SENHOR me enviou a vós outros, para me ouvirdes dizer-vos estas palavras. Então, disseram os príncipes a todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do SENHOR, nosso DEUS, nos falou. Jeremias 26.1-16".

          INTRODUÇÃO

   Nenhum outro profeta recebeu tarefa mais difícil do que Jeremias, pois coube a ele proclamar a assistir a destruição de Judá e Jerusalém; e embora a oposição não lhe desse descanso, manteve-se firme por mais de quatro décadas. Mesmo tendo sido submetido à rejeição e aos açoites pelo povo que amava, Jeremias continuou a servir fielmente ao SENHOR, como um soldado que permaneceu em seu posto em disciplinada obediência, mesmo quando desejava desistir. Ao conhecermos a vida de Jeremias, entenderemos que temos muito em comum com o povo de Judá, mas também, como crentes, com a luta de Jeremias. Que a sua vida e a sua mensagem nos inspirem a sermos mais fiéis ao nosso DEUS.

          1- RESISTINDO À PERSEGUIÇÃO

   O Antigo Testamento fala bastante sobre a vida e o ministério do profeta Jeremias. Nascido em Anatote "Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim. Jeremias 1.1", uma pequena vila cerca de cinco quilômetros ao norte de Jerusalém, era filho de um sacerdote chamado Hilquias. Por ordem divina, Jeremias nunca se casou "Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não tomarás mulher, não terás filhos nem filhas neste lugar. Jeremias 16.1-2" e dedicou toda sua vida ao ministério profético. Seu trabalho estendeu-se por quatro décadas em que passou por diversas lutas.
   A oposição ao seu ministério ocorreu desde o princípio. Primeiramente, os cidadãos de sua própria cidade, Anatote, procuraram impedi-lo, chegando até mesmo a ameaçá-lo de morte "O SENHOR me fez saber, e eu o sou; então, me fizeste ver as suas maquinações. Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. Mas, ó SENHOR dos EXÉRCITOS, justo juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa. Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do SENHOR, para que não morras as nossas mãos. Sim, assim diz o SENHOR dos EXÉRCITOS: Eis que eu punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome. E não haverá deles resto nenhum, porque farei o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua punição. Jeremias 11.18-23". Até mesmo seus parentes se opuseram a ele "Porque até os teus irmãos e a casa de teu pai, eles próprios procedem perfidamente contigo; eles mesmos te perseguem com fortes gritos. Não te fies deles ainda que te digam coisas boas. Jeremias 12.6". Jeremias mudou-se então para Jerusalém, mas enfrentou forte oposição lá também. Os reis, oficiais da corte e inúmeras pessoas entre o povo se opunham a mensagem de Jeremias, pois a consideravam muito negativa.
   Sob o reinado de Jeoaquim, Jeremias pregou um extraordinário sermão condenatório, e, como consequência, os príncipes, profetas e os sacerdotes de Judá quiseram matá-lo "Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o SENHOR lhe havia ordenado que dissesse a todo povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto. Por que profetizas em nome do SENHOR, dizendo: Será como Silo esta casa, e esta cidade, desoladas e sem habitantes? E juntou-se todo o povo contra Jeremias, na CASA do SENHOR. Tendo os príncipes de Judá ouvido estas palavras, subiram a casa do rei à CASA do SENHOR e se assentaram à entrada da Porta Nova da CASA do SENHOR. Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouviste com os vossos próprios ouvidos. Jeremias 26.8-11". Contudo, Jeremias não voltou atrás em suas palavras e ainda assim foi salvo. (Ver Jeremias 26.13-24).
   Certa vez, Jeremias elaborou um registro escrito de suas predições contra o rei Jeoaquim, com a ajuda do seu secretário Baruque (Ver Jeremias 36.1-8). O conteúdo do rolo deixou o rei tão furioso que ele o queimou (Ver Jeremias 36.9-26), mas o profeta, de forma corajosa, escreveu-o novamente, e ainda acrescentou mais palavras de condenação contra o rei (Ver Jeremias 36.27-32).
   Mais tarde, acusado de fazer aliança com o inimigo, foi açoitado e lançado na prisão onde ficou muitos dias (Ver Jeremias 37.11-15) até ser transferido para o átrio da guarda onde passou a receber uma ração diária de pão. (Ver Jeremias 37.17-21).
   Quando Jeremias profetizou novamente contra Jerusalém, o rei o entregou aos príncipes que o lançaram numa cisterna, cujo fundo estava coberto de lama, onde ele ficou preso (Ver Jeremias 38.1-6). Jeremias teria morrido ali se não tivesse sido salvo por Ebede-Meleque, um eunuco etíope da casa do rei (Ver Jeremias 38.7-13).
   Quando Nabucodonosor tomou Jerusalém, ele permitiu que Jeremias fosse livremente para sua própria casa (Ver Jeremias 39.11-14), todavia, um bando de amotinado de judeus resolveu fugir para o Egito e levou a Jeremias e Baruque como reféns (Ver Jeremias 43.1-7). Assim, foram para Tafnes no Egito, onde ele continuou a profetizar contra eles "Então, veio à palavra do SENHOR a Jeremias, em Tafnes, dizendo: Jeremias 43.8".
   A vida de Jeremias, portanto, foi cheia de dor e sofrimento. Seu povo, a quem amava e a quem rogava incessantemente ao arrependimento, se recusou a ouvi-lo, o rejeitou e o perseguiu. Sua vida é um exemplo de fidelidade em meio a todas as provações que sofreu.

          2 - RESISTINDO AO DESÂNIMO

   Jeremias é conhecido como o "PROFETA CHORÃO", pois, por diversas vezes, derramou o seu coração perante o SENHOR confessando-lhe suas tristezas por causa do pecado do seu povo e as dificuldades de seu ministério. Não obstante, seria injusto imaginar Jeremias como um profeta mole, que chorava pelos cantos com pena de si mesmo. Ao contrário, em virtude de toda a oposição que sofreu, Jeremias mostrou-se corajoso continuando a pregar.
   Jeremias lutava contra o desânimo por um ministério que não tinha boa aceitação por parte do povo. Várias vezes sofreu por causa da rejeição à sua mensagem, entretanto, em todas as suas provações ele encarava sua miséria com uma honestidade admirável. Não tratava suas dificuldades superficialmente, mas sentia e expressava profundamente seu desânimo. Assim, Jeremias demostrou ser um homem de FÉ autêntica que levava suas perguntas e perplexidades diante do SENHOR em ORAÇÃO, para buscar consolo no DEUS que o havia chamado para pregar.
   Na realidade, Jeremias revela o seu envolvimento pessoal com sua mensagem de forma mais profunda do que os demais profetas, pois ele vive a agonia do povo em vista a aproximação do exército Babilônia, antes mesmo que o povo sinta. Ele sente também o sofrimento do SENHOR com relação ao pecado que ele está testemunhando (Ver Jeremias 8.21-9.3). O seu papel é de mediador por natureza. Este papel torna-se mais comovente na série de passagens geralmente denominadas de “CONFISSÕES” do profeta (Ver Jeremias 11.18-20; 12.1-4; 15.10-18; 17.14-18; 18.19-23; 20.7-18). Nelas, Jeremias expressa a sua angústia pelo grande peso do seu chamado profético; ele ora pela vingança contra os seus inimigos pessoais e chega a acusar o SENHOR de tê-lo forçado ou enganado “Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói e não admite cura? Serias tu para mim como ilusório ribeiro, como águas que enganam? Jeremias 15.18”; “Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido; mais forte do que eu e prevaleceste, sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zombam de mim. Jeremias 20.7”. Algumas dessas orações provocam respostas do SENHOR com reprovações e encorajamentos (Ver Jeremias 11.21-23; 12.5-6; 15.19-21). A boa disposição do SENHOR com relação a Jeremias, contudo, torna-se uma garantia de fidelidade intencionada por DEUS a todo o povo, durante e depois do julgamento iminente.
   Da mesma forma que Jeremias, devemos também aprender a derramar os sentimentos do nosso coração perante o SENHOR, para alcançarmos misericórdia e graça em nossas necessidades. Apesar de conhecer tudo o que se passa em nosso íntimo “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conhece todas. Salmos 139.4”, DEUS deseja que tratemos nossas angústias pessoalmente com Ele “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de DEUS, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.6-7”; “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de DEUS, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4.6”. Se o buscarmos com um coração contrito, Ele nos ouvirá “Amo o SENHOR, porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Salmos 116.1” e se compadecerá de nós, pois compreende profundamente o nosso sofrimento “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compreender-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecar. Hebreus 4.15”.

            
     3 – COMBATENDO A INFIDELIDADE

   A mensagem que Jeremias recebia do SENHOR se constituiu na sua principal arma contra as injustiças praticadas pelo povo de Judá. Sua tarefa mais importante consistia em apresentar o iminente julgamento divino sobre uma nação que não desejava se corrigir de seus caminhos, e que, por isso, perderia a terra prometida, a maldição final da aliança (Ver Levítico 26.31-33: Deuteronômio 28.49-68). Ainda assim, o SENHOR prometia salvar um remanescente de seu povo, depois do exílio (Ver Jeremias 24.4-7), e transformar em ruínas a nação que os aprisionaria (Ver  Jeremias 25. 9,11-12).
   Jeremias proclamou que a apostasia da nação era a verdadeira causa para a devastação iminente, pois os israelitas haviam se acomodado à RELIGIÃO corrupta e idólatra de Canaã, permitindo ídolos na área do templo “Antes, puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para o profanarem. Jeremias 32.34” e, em diversos lugares perto de Jerusalém, crianças eram sacrificadas regularmente a Baal e Maloque (Ver Jeremias 7.31; 19.5; 32.35), desafiando as proibições da lei (Ver Levítico 18.21; 20.22).
   O relacionamento especial existente entre DEUS e Israel por causa da aliança é um dos aspectos mais marcantes dos ensinos de Jeremias. Ele defendeu que Israel fora soberanamente escolhido a adotado por DEUS, como cumprimento de sua promessa a Abraão, e por isso, deveria obedecer o que a aliança estipulava.
   Como apostasia representa uma rejeição fundamental do relacionamento pretendido pela aliança, Jeremias viu que o julgamento divino de Judá era inevitável; todavia, em todas as notícias sombrias de castigo havia uma persistente nota de esperança de um futuro glorioso para uma nação arrependida e fiel (Ver Jeremias 3.14-25; 12.14-17).
   Jeremias também esperava que a aliança tradicional fosse renovada para uma forma ainda mais gloriosa (Ver Jeremias 33.14-26), em que o indivíduo poderia ter um relacionamento pessoal com DEUS, válido acima e além de qualquer forma religiosa. Nesta aliança renovada, a lei divina não estaria mais escrita em tábuas de pedra, mas no coração de cada crente.
   Com esperança, Jeremias relacionava o renovo de justiça, descendente de Davi (Ver Jeremias 33.14-18) com a paz e a prosperidade com que DEUS abençoaria uma nação arrependida e purificada “Purificá-los-ei de toda a sua iniquidade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas iniquidades com que pecaram e transgrediram contra mim. Jeremias 33.8”. A cidade de Jerusalém, restaurada, seria em sua profecia messiânica, santa para o SENHOR, recebendo o nome especial de “SENHOR, JUSTIÇA NOSSA” “Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; ela será chamada SENHOR, JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 33.16”. O povo que retornasse do exílio adotaria a DEUS com coração arrependido, sendo perdoado, e passaria a ser governado pelo príncipe messiânico “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Jeremias 23.5”. Esta grande esperança de uma nação renovada e revigorada é resposta suficiente às objeções daqueles que dizem que Jeremias é somente um profeta de castigo.

          CONCLUSÃO

   Jeremias resistiu a todas as provas. Foi desprezado, preso ameaçado. Com a exceção de Josias, todos os outros reis ignoravam suas advertências. Apesar disso, Jeremias conduziu fielmente sua mensagem divina com lágrimas de tristeza e dor. Lutou contra seu próprio desânimo, mas seguiu firme em sua jornada solitária de mensageiro de DEUS. Foi um profeta de julgamento, mas também de esperança, apontando para o futuro reino do Messias.

          APLICAÇÃO

   O que, em sua vida, significa desvio de sua aliança com DEUS? O que fazer a respeito?

DIÁCONO – LUIZ MARIANO SIQUEIRA
LIÇÃO Nº 9 REVISTA NOSSA FÉ
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 25/03/2016  

  


Nenhum comentário: