JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

ZACARIAS, O SACERDOTE QUE DUVIDOU

JESUS CRISTO.




ZACARIAS, O SACERDOTE QUE DUVIDOU

“Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de DEUS, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do SENHOR. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias. Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de DEUS o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do SENHOR para queimar o incenso; e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do SENHOR, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. Disse-lhe, porém. O anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do SENHOR, não beberá vinho nem bebida forte, cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. E converterá muitos dos filhos de Israel ao SENHOR, seu DEUS. E irá adiante do SENHOR no Espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o SENHOR um povo preparado. Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, a minha mulher, avançada em dias. Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de DEUS, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão. O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário. Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, consideram que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo. Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa. Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: Assim me fez o SENHOR, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens. Lucas 1.5-25”.

          INTRODUÇÃO

   A desconfiança diante de uma promessa divina se constitui num terrível pecado aos olhos do SENHOR. Ela reflete uma atitude de ingratidão e questionamento do poder de DEUS. A dúvida lança ao chão todas as provas do amor de DEUS, duvidando de sua sabedoria, por isso mesmo DEUS não se cala diante dela. O caso de Zacarias é uma lição para o povo de DEUS. Zacarias é um exemplo impressionante daquilo que um homem bom pode sofrer como resultado de sua descrença, e, ao mesmo tempo, retrata a importância da disciplina divina em nossas vidas.

          1 – O SACERDOTE ZACARIAS

   Zacarias era um homem temente a DEUS. No versículo 6 do nosso texto básico lemos que ele e sua esposa eram considerados justos diante de DEUS. Zacarias evidentemente era um sacerdote fiel. Ainda assim, quando o anjo apareceu a ele, e DEUS lhe deu a promessa de ter um filho, ele ficou tão perplexo que não pôde acreditar, mas apenas questionar o anúncio do anjo, dizendo: “COMO SABEREI ISTO?”.
   Zacarias não era um judeu comum, mas um sacerdote que devia ser muito instruído na PALAVRA de DEUS. Além disso, por já estar com uma idade avançada, era possivelmente um dos justos mais experientes do seu tempo. Certamente ele já havia recebido provas e mais provas da abundante graça E FRIDELIDADE de DEUS. Deste modo, para um homem que, por muitos anos havia ensinado ao povo de Israel acerca dos oráculos de DEUS, tornou-se um mal clamoroso para ele dizer: “COMO SABEREI ISTO?” quando ouviu as novas.
   Zacarias foi um homem privilegiado. Um anjo do SENHOR apareceu a ele. Não há registro bíblico de que isso tenha acontecido a outro sacerdote. E que maravilhosas notícias o anjo trazia. Era a grandiosa mensagem de que ele seria pai de uma criança que iria adiante do SENHOR no Espírito e poder de Elias, anunciando o Messias. Sem qualquer sombra de dúvida, isto era um sinal do favor divino, mas Zacarias duvidou, e quando DEUS fala bondosamente a nós por intermédio de sua PALAVRA, jamais devemos duvidar, pois incorremos em sua censura.
   Um agravante para a incredulidade de Zacarias é que a mensagem trazida pelo anjo tinha relação com as orações de Zacarias. O anjo disse a ele: “A TUA ORAÇÃO FOI OUVIDA”. Aquilo que ele havia pedido estava se tornando realidade. Assim, quando a resposta veio àquela mesma oração, Zacarias não pôde acreditar nela. Embora creiamos na eficácia da oração, às vezes, nossa FÉ é tão débil que, quando a resposta vem, como de fato vem, ficamos surpresos. Mal podemos pensar nela como um propósito de DEUS; parece-nos mais uma feliz coincidência.

          2 – A DESCONFIANÇA DE ZACARIAS

   O erro de Zacarias foi o de olhar mais para a impossibilidade do que para aquele que fez a promessa. “SOU VELHO”, disse ele, “E MINHA MULHER, AVANÇADA EM DIAS”. Enquanto ele olhava para a dificuldade de pedir por um sinal: “COMO SABEREI ISTO?” Não era suficiente para ele o que DEUS havia dito; ele queria alguma evidência mais contundente para garantir a veracidade da Palavra do SENHOR. Este é um erro frequente entre muitos crentes. Eles buscam sinais. Todavia, para nós, que fomos libertos da escravidão do pecado pela morte de seu filho JESUS CRISTO, questionar significa demonstrar ingratidão, é desonrar o nome do SENHOR.
   Agora, quando Zacarias se vê diante das primeiras evidências da concretização da promessa messiânica, tendo sido o primeiro dentre os que ouviram as boas-novas, sua reação decepciona, pois expressa descrença. Sua falta de FÉ não ficaria sem correção.
   DEUS iria mostrar, desde o princípio, mesmo antes de João Batista nascer, que a descrença não poderia ser tolerada nem poderia ficar sem castigo. Assim, ser servo Zacarias, iria ter um sinal que lhe faria sofrer pelos meses seguintes, levando-o a se sentir triste por ter ousado proferir tal pedido. Seu erro tornou-se uma exortação para todos nós, de que deveríamos, ao contrário, adotar a posição firme de Abraão, quando ele, obedecendo ao SENHOR, ofereceu seu filho para o sacrificar, porque considerou que DEUS poderia ressuscitá-lo “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que escolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que DEUS era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou. Hebreus 11.17-19”. Este é o Espírito com que devemos andar perante DEUS.
   Em Jó temos o exemplo mais sublime de que as maiores dificuldades não devem nos levar a desconfiar de DEUS. Ainda que o meu gado seja destruído, os meus bens tomados, meus filhos desapareçam, ouça zombarias da minha própria esposa, seja coberto de chagas, e tenha que me sentar em cinzas e coçar-me com um caco de telha tendo meus próprios amigos me acusando, desejo dizer: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a DEUS. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim. Jó 19.25-27”. As impossibilidades e dificuldades é que tornam nossa fé gigante.
   A FÉ do cristão deve estar alicerçada na PALAVRA de DEUS a despeito das circunstâncias que o cercam. Buscam sinais para se ter certeza do cumprimento da promessa é obviamente demostrar dúvida naquele que promete “BEM AVENTURADOS OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM. João 20.29”.

          3 – O CASTIGO QUE ZACARIAS SOFREU

   Ele havia duvidado e, por isso, ficou mudo. Nos versículos “E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem. Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram. Lucas 1.62-63” nos dá a ideia de que ele também tinha ficado surdo. Esse foi o seu castigo, que não foi resultado da ira, mas do próprio amor pactual de DEUS. Que remédio mais saudável!! Embora fosse amargo ao paladar, demonstrou ser eficaz. (Ver o seu cântico Lucas 1.67-79) e verás a evidência disto.
   O castigo de Zacarias foi extremamente doloroso. Ninguém gostaria de ficar surdo e mudo por um dia sequer, mas ficar assim por um espaço de nove meses deve ter sido muito difícil para este homem. Como sacerdote, ele não podia abençoar o povo, não podia orar em voz alta, não podia instruir as pessoas, e quando se cantava no templo, ele não podia ouvir.
   Mas, neste período em que permaneceu em silêncio, alheio e incapaz de produzir qualquer som, soube ocupar muito bem o seu tempo de isolamento. Sua primeira atitude ao abrir-se-lhe a boca novamente foi a de louvar ao SENHOR “Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a DEUS. Lucas 1.64”.
   Querido irmão, a dúvida, a descrença, a falta de FÉ são doenças espirituais que precisam de um remédio forte para curá-las. É bem provável que DEUS lhe prescreva algum remédio amargo, mas vai funcionar para seu bem. Sendo seu filho, ele não lhe castigará para prejudica-lo, mas para ajuda-lo (Ver Hebreus 12.4-13). Não creio que os nossos filhos, de uma maneira geral, se agradem da vara, não obstante conheçam sua eficácia, mas estou certo de que nenhum daqueles que tenha sido despertado antes de cair nas armadilhas do inimigo, não considere a disciplina essencial para a saúde de sua alma.
   Perceba que seu castigo não invalidou a promessa. O SENHOR não disse: “Bem Zacarias, como você não crê, sua esposa, Izabel, não dará a luz um filho. Um menino João irá nascer, mas em uma outra casa”. Não. “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo. 2 Timóteo 2.13”. A promessa de ainda permanece. DEUS não toma vantagem de nossa descrença para bradar: “Não lhe darei mais bênçãos porque você duvidou de mim”. Ao contrário, tendo dito, ele cumpre, e sua palavra nunca volta vazia.

          CONCLUSÃO

   A história de Zacarias nos mostra que, para DEUS, a descrença não representa um alto falho qualquer, mas um terrível pecado que, em seu bojo, concede imaginar que DEUS seja mentiroso. Ao cometê-lo, não só entristecemos ao nosso Pai, mas também ficamos passíveis de sua mão disciplinadora, que agirá em amor para nos acordar e fazer voltar a ele em submissa confiança. Por isso, os olhos do cristão devem se firmar unicamente naquele que promete, a despeito das dificuldades, pois para ele não há impossíveis.

          APLICAÇÃO

   Medite em como está a sua FÉ. Leia a Bíblia regularmente. Lembre-se quanto mais conhecemos a DEUS, mas temos consciência do seu poder, e mais confiamos nele.

DIÁCONO LUIZ MARIANO SIQUEIRA
LIÇÃO Nº 10 REVISTA NOSSA FÉ
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 06/042016      


Nenhum comentário: