JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

CONFUSÃO DOS DONS ESPIRITUAIS!!!!!

JESUS CRISTO.


  CONFUSÃO DOS DONS ESPIRITUAIS!!!!

   "A manifestação do ESPÍRITO é concedida a cada um visando a um fim proveitoso; porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem em um só corpo, assim também com respeito a CRISTO. Pois, em um só ESPÍRITO, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nos foi dado beber de um só ESPÍRITO. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.; Ora, vós sois corpo de CRISTO; e, individualmente, membros desse corpo. A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas, em terceiro lugar, mestres, depois dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons.; Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mais principalmente que profetizeis. ; Tudo, porém, seja feito com decência e ordem. 1 Coríntios 12.7;12-14; 27-31; 14.1;40".
   
          INTRODUÇÃO

   Algumas dúvidas a respeito dos dons espirituais são coerentes na Igreja, tais como cargos eclesiásticos, oficios e os serviços em geral. Contudo, o problemas todo não se restringe às dúvidas, pois ao ouvirmos o debate, as explicações e as práticas a respeito dos dons entre os cristãos, percebemos muita confusão. Esta lição entrará nessa polêmica, abordando algumas das principais discórdias. Por fim, definiremos UMA LISTA ACEITÁVEL de dons descritos no NOVO TESTAMENTO, categorizando os dons  prescritos pelos apóstolos e apresentando outros dons que, ainda que não estejam na lista, serão considerados dons espirituais.

          1. CONFUSÃO SOBRE OS DONS NA IGREJA DE CORINTO

   O texto básico desta lição (1 Coríntios 12.7,12-14, 27-31, 14.1,40) revela as CONFUSÕES presentes na Igreja em Corinto, tanto teológicas, quanto práticas, notáveis em toda a carta. Vejamos como Paulo procurou sanar essas dificuldades, observando as explicações apresentadas no texto.
   A - CONFUSÃO NA COMPREENSÃO DO PROPÓSITO DOS DONS.
   Uma das raízes mais profundas para a confusão sobre os dons está na falta de entendimento sobre o PROPÓSITO dos mesmos, o que se percebe na Igreja em Corinto, visto que a orientação de Paulo estar carregada de advertência.
   Ao lermos: "A manifestação do ESPÍRITO é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 1 Coríntios 12.7", não vemos uma correção aberta, mas um esclarecimento de que o exercício dos dons na Igreja tem UM FIM PROVEITOSO, do contrário, são inúteis. Isto é, o uso dos dons pode ser indevido, quando usados para exibição em vez de edificação. O uso correto dos dons visa o beneficio de todos os irmãos da Igreja.
   B - CONFUSÃO QUANTO À DÁDIVA DO ESPÍRITO SANTO
   Essa dúvida talvez seja mais profunda. A má compreensão da dádiva do ESPÍRITO SANTO pode fazer com que haja discriminação e menosprezo dentro da Igreja, caso um crente te julgue superior ao outro, o que resulta em tristezas e amarguras. Vemos o apóstolo Paulo afirmar que assim como um corpo tem muitos membros, também a Igreja os têm "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a CRISTO. 1 Coríntios 12.12". Tais membros, assevera CATEGORICAMENTE, foram incluídos na Igreja com A MESMA MEDIDA DA GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO, pois todos os cristãos foram batizados, tendo sido purificados e incluídos no Corpo de CRISTO.
   Todos os membros são partes de um mesmo corpo "porque também o corpo não é um só membro, mais muitos. 1 Coríntios 12.14". Conclui-se que todos os cristãos foram batizados com, e pelo ESPÍRITO SANTO,  e tornaram-se, assim membros do Corpo de CRISTO.
   C - CONFUSÃO QUANTO A PRIMAZIA DOS DONS
   Ao afirmar que os crentes coríntios eram individualmente membros do CORPO de CRISTO "Ora, vós sois corpo de CRISTO, e, individualmente, membros desse corpo 1 Coríntios 12.27", o apóstolo Paulo destaca o fato de que todos eles eram IGUALMENTE IMPORTANTES. Todos os membros de um corpo são importantes, mas alguns exercem funções mais prioritárias e essenciais do que outros, assim também ocorre na Igreja, com respeito aos dons espirituais, o que é tratado no verso "A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar mestre, ; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. 1 Coríntios 12.28-31).
   Uma certa DIFERENCIAÇÃO DE IMPORTÂNCIA entre os dons espirituais é apresentada pelo apóstolo Paulo, que aponta os DONS DA PALAVRA à frente dos DONS INCOMUNS. Entre eles há sequência de prioridades que deve ser respeitadas "A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar mestre, ; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas 1 Co 12.28" , começando pelo dom de APÓSTOLO, seguido pelo de PROFETA e encerrando com o dom de LÍNGUAS e o de INTERPRETAÇÃO. Depois, Paulo faz algumas perguntas retóricas, indagando dos coríntios se todos os crentes receberam, cada um, dos dons citados. A resposta óbvia é NÃO, cada um dos dons não é para todos.
   Por fim, ele exorta os cristãos de Corinto a procurarem com dedicação, em seu meio, aqueles que receberam os melhores dons, dando a estes a proeminência na Igreja. Pela exposição anterior, a maior prioridade deve ser dada aos DONS DA PALAVRA "Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. 1 Coríntios 12.31" e a menor aos DONS INCOMUNS.
   Esta exortação acontece porque muitos estavam se exibindo no exercício dos DONS INCOMUNS, vistos aparentemente ser mais "PODEROSOS", havendo assim invertido a ordem bíblica, dando prioridade, no culto, aos que possuíam os dons menos prioritários, o que induzia aos crentes mais desavisados à esperança que também os receberiam tais dons. A má compreensão dos dons gerou desajustes e confusão "No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois e quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas, não havendo interprete, fique calado na Igreja, falando consigo mesmo e com DEUS. 1 Coríntios 14.27-28".
   D - CONFUSÃO NO EXERCÍCIO DOS DONS
   As práticas na Igreja de Corinto estavam gerando graves desvios e aberrações, de modo que a busca de edificação mútua e o interesse em ver o irmão edificado com o exercício do seu dom estavam perdendo lugar para um espírito de competição e exibicionismo místicos. Sendo assim, o apóstolo Paulo exorta os coríntios a buscarem a excelência do caminhar cristão, que são as ações motivadas, dirigidas e plenas de AMOR ao próximo  "Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como címbalo que retine. 1 Coríntios 12.31; 13.1".
   Eles deveriam restaurar a ordem no culto "A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar mestre, ; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. 1 Coríntios 12.28-31; 14.1". Deveriam evitar a desordem e o caos, pois além dos problemas internos na Igreja, isso promoveria escândalos aos incrédulos, o que seria um péssimo testemunho "Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos? 1 Coríntios 14.23". A Igreja é, como convém aos cristãos, adorar a DEUS prestando-lhe culto racional, ordeiro e decente "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1".
   Em 1 coríntios 14, o apóstolo Paulo procura esclarecer e normatizar o devido uso dos dons na Igreja em Corinto os quais, por serem uma comunidade cristã em plena era apostólica, possuíam muitos e variados e em pleno exercício.
   Por muitos terem vindo de religiões místicas pagãs e possuírem o referencial de êxtase espiritual como o ponto máximo a ser alcançado numa experiência religiosa, os crentes coríntios banalizaram a FÉ CRISTÃ.
   Agora, convertidos, os coríntios tinham o SENHOR JESUS como o alvo da adoração. A Igreja deve aprender a ordem e a decência que atingem a dignidade do culto a DEUS. Isso se apõe ao sentimentalismo da não reflexão e das experiências estáticas tão comum nas religiões pagãs até os dias de hoje.

          2 - CONFUSÃO SOBRE OS DONS NA IGREJA CONTEMPORÂNEA

   A - DÚVIDAS MAIS COMUNS
   Não são poucas as dúvidas que surgem quando vemos a prática e o ensino da Igreja cristã contemporânea. Talvez a mais comum seja o entendimento da diferença entre DONS ESPIRITUAIS e TALENTOS NATURAIS já estudada nas lição anterior. Vamos, então, a outras questões, conforme entendemos ser as principais.
   DONS ESPIRITUAIS E FRUTO DO ESPÍRITO - Os dons espirituais são habilidades especiais dada pelo ESPÍRITO SANTO para o serviço da Igreja através de nós "Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da FÉ mútua, vossa e minha. Romanos 1.11-12". O fruto do ESPÍRITO diz respeito à obra santificadora, ao aprimoramento do nosso caráter cristão, o que DEUS faz em nós "Mas o fruto do ESPÍRITO é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei. Gálatas 5.22-23". Os dons são dados distintamente e o fruto do ESPÍRITO é gerado indistintamente em todos cristãos.
   DONS ESPIRITUAIS E CARGOS ECLESIÁSTICOS - Os dons espirituais são HABILIDADES SOBRENATURAIS PERMANENTES "porque os dons e a vocação de DEUS são irrevogáveis. Romanos 11.29"; os cargos eclesiásticos são OCUPAÇÕES INSTITUCIONAIS CIRCUNSTANCIAIS e que devem ser exercidas por pessoas cujos os dons espirituais sejam compatíveis "E, promovendo-lhes, em cada Igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejum, os encomendaram ao SENHOR em quem haviam crido. Atos 14.23"; "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesse em ordem as cousas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme prescrevi. Apegado à Palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. Tito 1.5,9".
   OS DONS ESPIRITUAIS PODEM SER ESCOLHIDOS OU SUBSTITUÍDOS? - Uma rápida  leitura de 1 Coríntios 12.31 pareça indicar que sim, mas outros versos mostram que não"Mas um só e o mesmo ESPÍRITO realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 1 Coríntios 12.11""E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita a vontade de DEUS. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém, antes, pense com moderação, segundo a medida da FÉ que DEUS repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função, assim também nós, enquanto muitos, somos um só corpo em CRISTO e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: Se profecia, seja segundo a proporção da FÉ; se ministério, dedique-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberdade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. Romanos 12.2-8". Pelo contexto vê-se que a ORIENTAÇÃO COLETIVA do apóstolo Paulo aos coríntios é que eles deveriam procurar com zelo as pessoas que possuíam os dons mais essenciais à Igreja e dar-lhes a primazia. Não se trata de escolha ou troca de dons.
   B - DIFICULDADES SOBRE O ASSUNTO
   Destacamos as principais dificuldades que sentimos  ao estudar os dons espirituais da Bíblia Sagrada, pois o grande desafio de todos é responder honestamente à pergunta "Quanto eu posso sustentar  biblicamente o meu entendimento sobre isso". Nossos conceitos não podem ser fruto de mera especulação nem simplesmente da tradição, prática ou experiência religiosas.
   CESSACIONISMO E CONTINUÍSMO - Estas são duas posições opostas que, embora não sejam as únicas, nos ajudam a entender os pólos da questão para nos posicionarmos. CESSACIONISMO ensina que alguns  dons espirituais cessaram definitivamente porque estariam estritamente relacionados à  era apostólicas "E, orando, disseram: Tu, SENHOR, que conhece o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido. Atos 1.24"; "Todos ficaram cheios do ESPÍRITO SANTO e passaram a falar em outras línguas, segundo o ESPÍRITO  lhes concedia que falassem Atos 2.4", e teriam cessado quando a Igreja recebeu a plenitude da revelação, o CÂNON, que é a Bíblia Sagrada.
   Já o CONTINUÍSMO ensina que todos os dons espirituais continuam a disposição da Igreja, pois DEUS não mudou "E eram por eles batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3.6"; "JESUS CRISTO, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre Hebreus. 13.8" nem disse que mudaria. Os dons em debate são milagres, curas, línguas e interpretação (estudaremos estes dons em lições posteriores). Há uma concordância majoritária que, em certo sentido, tais dons cessaram, o que seria o CESSACIONISMO PARCIAL.
   Ainda sobre esses dons espetaculares é inegável o papel que tiveram como CREDENCIAIS APOSTÓLICAS. "Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos. 2 Coríntios 12.12". As credenciais capacitaram os portadores da revelação da nova Aliança, enquanto sua mensagem era redigida e entregue (O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO). Também é inegável a total ausência de orientação do uso e regulamento desses dons nas cartas pastorais, o que era de se esperar caso eles estivessem em operação em todas as Igrejas e em todo o tempo.
   Contudo, interpretar a palavra "PERFEITO" de "Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilada 1 Coríntio 13.10" como se referindo ao CÂNON, em uma tentativa de entender a cessação dos dons espirituais, não é a interpretação adequada, como reconhecer o reformador João Calvino.
   Relacionando a doutrina bíblica da SOBERANIA DE DEUS com essa questão, podemos questionar assim como a soberania de DEUS se manifesta na distribuição dos dons espirituais e nos decretos, não deveria esta soberania indicar que DEUS, pelo seu decreto não revelado, distribui os dons espirituais que quer, a quem deseja e nos momentos históricos que lhe aprazem?
   Contudo, ao se aceitar a cessação de algum dom espiritual especifico, não se afirma com isso que a graça que o acompanha também tenha cessado. Isso significa que ainda que não haja mais dons específicos de curas e milagres, DEUS permanece curando e operando milagres, às vezes, por intermédio da oração dos crentes ou de sua livre e espontânea vontade.
   LIMITAÇÃO DE INFORMAÇÃONa palavra de DEUS não há informações exaustivas sobre cada um dos dons espirituais, embora na maioria deles haja dados claros o suficiente para compreendê-los bem. As limitações que temos nos levam a uma outra dificuldade, que é o preparo de uma LISTA DE DONS ESPIRITUAIS completa, conclusiva e incontestável por aqueles que estudam seriamente as Escrituras. Sendo assim, TODA LISTA apresentada colherá OPINIÕES DIFERENTES acerca do NÚMERO e do GÊNERO dos dons espirituais nela contidos. 
   A lista que apresentaremos - e estudaremos - nas próximas lições contém 24 dons espirituais, divididos nas seguintes categorias: DONS DE APOIO, DONS DA PALAVRA E DONS INCOMUNS.

          CONCLUSÃO

   Dons espirituais são capacitações especiais que o ESPÍRITO SANTO concede aos cristãos, habilitando-os a cargos eclesiásticos, oficios e serviços na Igreja, pois todos os cristãos foram regenerados e receberam dons distintos, na mesma e plena medida, do ESPÍRITO SANTO. As explicações bíblicas a este respeito são urgentes, pois ainda há inúmeros desvios tanto no entendimento quanto na prática dos dons. Contudo, convém que sejamos humildes nas nossas afirmações, externando apenas aquilo que a Palavra de DEUS nos autoriza a fazê-lo.

          APLICAÇÃO

   Assuma uma postura ao mesmo tempo bíblica e humilde ao estudar as questões polêmica aqui levantadas; posicione-se cuidadosa e firmemente em tudo aquilo que a Palavra de DEUS ensina sobre os dons espirituais. Busque conhecer e desenvolver os dons que o ESPÍRITO SANTO lhe concedeu; não exija nem espere de ninguém os mesmos dons espirituais que você possui, nenhum dom é comum a todos os crentes. Utilize seus dons com máximo empenho na Igreja, visando sempre a GLÓRIA DE DEUS.   

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
REVISTA NOSSA FÉ 
AS CARTAS E OS DONS
SALGUEIRO - PERNAMBUCO 05/02/2017

Nenhum comentário: