JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

domingo, 15 de janeiro de 2017

ENTENDENDO OS DONS ESPIRITUAIS

JESUS CRISTO.


        ENTENDENDO OS DONS ESPIRITUAIS

   "A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fale pelo ESPÍRITO de DEUS afirma: Anátema, JESUS! Por outro lado, ninguém pode dizer: SENHOR JESUS!, senão pelo ESPÍRITO SANTO. Ora, os dons são diversos, mas o ESPÍRITO é o mesmo. 'Mas um só e o mesmo ESPÍRITO realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.' 1 Coríntios 12.1-4,11".

          INTRODUÇÃO

   Esta lição abre uma série  de estudos sobre os dons espirituais, que é  o tema destas lições. Fazemos coro com Paulo quando afirmou: A respeito dos dons espirituais, "não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 1 Coríntios 12.1"; e buscarmos na PALAVRA de DEUS a devida orientação em um assunto tão importante, porém, mal compreendido por uns e até evitado por outros. Apesar de ser polêmico, é vital para a Igreja. Em linhas gerais, seguiremos a orientação de Lida E. Knight, no livro: QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO?. Nesta lição, estudaremos os aspectos introdutórios sobre o assunto, buscando uma compreensão mais ampla. Afinal, o que são e quando receberemos os dons espirituais? Qual é a diferença entre dons e talentos? E quais responsabilidades termos diante dos dons que não possuímos?

   1 - A OPERAÇÃO SOBERANA E GRACIOSA DO ESPÍRITO SANTO.

   Para iniciar a instrução aos irmãos de Corinto sobre os DONS ESPIRITUAIS, o apóstolo Paulo recorda qual era a condição deles antes de reconhecerem JESUS CRISTO como SENHOR e como eles receberam a Salvação.
   A - NA CONVERSÃO DOS PECADORES
   Paulo afirma que os coríntios sabiam que, antes da conversão deles, estavam fora da aliança de DEUS, eram gentios e também idólatras, pois a morte espiritual em que se encontravam haviam cegado o entendimento para que não percebessem que a devoção deles estava direcionada a uma grande falsidade, os ídolos "Sabeis que, outrora, quando eram gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. 1 Coríntios 12.2", veja também a lista de vícios e pecados da vida anterior. "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de DEUS? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de DEUS. Tais foram alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do SENHOR JESUS CRISTO e no ESPÍRITO DE NOSSO DEUS. 1 Coríntios 6.9-11".
   Contudo, o apóstolo Paulo os recorda de que, assim como ninguém pode blasfemar o nome de CRISTO, estando sob a graça  e movido pelo ESPÍRITO SANTO, do mesmo modo, ninguém reconhece JESUS como SENHOR se não for movido pela graça do mesmo ESPÍRITO com isso, Paulo ressalta aos coríntios que eles só se tornaram cristãos porque foram salvos da idolatria e da blasfêmia, graças à obra do ESPÍRITO SANTO na mente e no coração Mediante esse ato de graça, eles reconheceram JESUS como o CRISTO, o SENHOR SOBERANO.
   B - NA DISTRIBUIÇÃO DOS DONS AOS CONVERTIDOS
   Esclarecida a conversão dos coríntios e seu ingresso na realidade cristã, pela obra do ESPÍRITO SANTO o apóstolo Paulo, então, afirma que a diversidade dos dons espirituais na Igreja é fruto do mesmo ESPÍRITO, que atua com poder eficaz sobre todos os convertidos. Ao declarar; "Ora, os dons são diversos, mas o ESPÍRITO é o mesmo. 1 Coríntios 12.4", o apóstolo indica que há uma continuidade na obra do ESPÍRITO SANTO nos convertidos. Devido esta continuidade, a Igreja existe e sendo alvo da ação do ESPÍRITO SANTO. À medida que ela desempenha esses dons, o ESPÍRITO se torna mais evidente, pois ele atua em antigos blasfemadores, que hoje são genuínos filhos de DEUS. em "Mas um só e o mesmo ESPÍRITO realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 1 Coríntios 12.11", o apóstolo Paulo mostra que os dons espirituais presentes na Igreja de Coríntios eram frutos da ação do ESPÍRITO. Ele havia distribuído a cada um dos crentes, individualmente, os dons que desejam conceder, segundo a sua soberana e graciosa vontade.
   Portanto, percebemos que era para compreender o que são os DONS ESPIRITUAIS temos que começar pela OPERAÇÃO SOBERANA E GRACIOSA DO ESPÍRITO SANTO, pois assim como este traz aos pecadores que quer à FÉ no FILHO de DEUS, assim também ele continua a operar em cada um dos pecadores convertidos e santificados. Ele concedeu a cada um os dons que quis, tornando a Igreja o palco da atuação diversificada e interdependente dos dons espirituais.

   2 - A NATUREZA ESSENCIAL DO DOM ESPIRITUAL

   Depois de termos visto como o apóstolo Paulo introduz este tema, ao explicá-lo na sua primeira carta aos Coríntios, vejamos qual é o significado específico e teologicamente correto para o termo DOM ESPIRITUAL.
   A - DOM ESPIRITUAL COMO DÁDIVA
   A palavra DOM nos faz lembrar de uma dádiva, algo recebido e não conquistado, um presente e não uma compra. A palavra grega traduzida por "DOM " é cbarisma da raiz cbaris, cuja tradução é graça. Logo, com base na origem da palavra, vemos que DOM ESPIRITUAL é uma graça divina, recebida e não merecida; a distribuição dos dons espirituais, portanto, é algo exclusivo da competência e soberania divinas.
   todo cristão recebe dons espirituais segundo a vontade exclusiva do ESPÍRITO SANTO "Mas um só e o mesmo ESPÍRITO realiza todas estas cousas, distribuído-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 1 Coríntios 12.11" em número, tipo e potencialidade de desenvolvimento singular, o que faz de cada um de nós uma pessoa única e individualmente importante para o pleno desenvolvimento da igreja de DEUS "E Ele concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de CRISTO. Efésios 4.11-12", aprendemos que a razão de termos recebido tais dádivas é a edificação da Igreja por meio do exercício mútuo, ou seja, os dons nos foram dados para serem usados para a edificação da comunidade e, assim, no pleno uso e serviço, toda Igreja é edificada. Os dons espirituais são duplamente dádivas - na recepção - pois nos foram doados - e no uso - pois quando exercitados, se dirigem ao próximo, que é o seu objeto de ação.
   B - DOM ESPIRITUAL COMO CAPACITAÇÃO
   A palavra ESPIRITUAL nos lembra a origem e a natureza dos dons, que não são apenas sobrenaturais, mas que também são dádivas do ESPÍRITO SANTO,  que é a origem operante dos dons. Em um certo sentido, poderíamos dizer que tudo o que temos é dom espiritual, pois recebemos tudo da parte de DEUS. Contudo, quando falamos em DONS ESPIRITUAL, no contexto das CARTAS APOSTÓLICAS, falamos das capacitações especiais que o ESPÍRITO SANTO concede aos que ele mesmo converte. Os convertidos trazem consigo a operação divina que visa ao estabelecimento do REINO de DEUS sobre a terra por meio da implantação e edificação da Igreja do SENHOR. Alguns dons tem similaridade com talentos naturais, outros não.
   Portanto, DONS ESPIRITUAIS são dádivas do ESPÍRITO SANTO concedidas aos cristãos. Esses dons só serão corretamente usados quando carregarem objetivo de seu autor, a edificação mútua da Igreja do SENHOR e, sobretudo, a glória de DEUS por intermédio da implantação do seu reino.

   3 - DOM ESPIRITUAL À LUZ DE TALENTO NATURAL

   Resta-nos observar os DONS ESPIRITUAIS e as outras dádivas e TALENTO NATURAIS que DEUS concede aos homens, desenvolvidos e empregados exclusivamente na Igreja do SENHOR e por cristãos.
   A - ENTENDENDO OS TALENTOS NATURAIS
   Talentos são habilidades naturais que DEUS, na sua graça  Comum, concede aos homens em geral. Os talentos estão relacionados às atividades corriqueiras da vida, tanto no Âmbito profissional, quanto ao entretenimento e nos relacionamentos humanos. Pela graça de DEUS, a humanidade tem condições de desenvolver virtudes tais como as artes (MÚSICA, PINTURA, ESCULTURA, etc.), a manutenção do convívio social (RESPEITO MÚTUO, LEIS, MAGISTRADOS, etc.), o desenvolvimento social (EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, INFRA-ESTRUTURA, etc.) e outras questões relativas ao convívio humano.
   Contudo, não é pelo fato de usarmos tais capacidades no âmbito da Igreja que faz com que elas devam ser consideradas DONS ESPIRITUAIS; devem, sim, ser usadas para a glória de DEUS, como tudo o mais que devemos fazer em nossa vida, como convém ao cristãos "Portanto, que comais, que bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de DEUS. 1 Co 10.31"; "Em tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do SENHOR JESUS, dando por Ele graças a DEUS PAI. Colossenses 3.17". Algumas dessas habilidades podem ser utilizadas na Igreja, como até mesmo no culto, tais como a capacidade estética e a visão arquitetônica na construção de um prédio religioso; ou ainda, o devido uso da capacidade musical na condução dos hinos e cânticos entoados a DEUS por ocasião do culto público. Contudo, ainda assim, isto não os torna DONS ESPIRITUAL.
   O que qualifica algo como dom espiritual não é o propósito do seu uso ( A GLÓRIA DE DEUS), o agente humano do dom (O CRISTÃO), o âmbito do seu exercício (A IGREJA) nem um resultado positivo (A BELEZA, POR EXEMPLO); mais podemos qualificar algo como DOM ESPIRITUAL, observando quatro características:
   1 - A confirmação bíblica da assistência sobrenatural do ESPÍRITO SANTO sobre uma determinada atividade.
   2 - A contribuição indispensável na implantação do REINO DE DEUS na TERRA.
   3 - A capacitação especial concedida aos convertidos, que pode ser verificada e confirmada pala Igreja em seu uso comum. 
   4 - E sobretudo, a contribuição para a expansão da GLÓRIA DE DEUS.
   B - ENTENDENDO OS DONS ESPIRITUAIS
   Diferente dos talentos naturais, verificamos que apenas os cristãos têm dons espirituais, visto que são frutos da graça de DEUS operante apenas nos eleitos, e estão relacionados exclusivamente a edificação da Igreja do SENHOR. Realmente, temos que reconhecer aquele elemento sobrenatural que torna uma aula edificante por alguém com o dom de ensino, ao passo que o mesmo resultado não é verificado quando ministrado por alguém que tenha apenas a qualificação profissional para o mesmo.
   Considerando a sabedoria infinita de DEUS, o mais comum é que ele conceda dons espirituais compatíveis com as habilidades naturais interiormente entregues, embora essa não seja uma regra absolutas, apenas uma definição logicamente provável. Segundo "Mas um só e o mesmo ESPÍRITO realiza todas estas cousas, distribuído-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 1 Coríntios 12.11", o ESPÍRITO SANTO distribui os dons a cada cristão de modo único. Deduzimos que todos os cristãos receberam o ESPÍRITO SANTO e foram habilitados com um conjunto específico de dons espirituais para a edificação da Igreja.
   O número, o tipo e o potencial de desenvolvimento de cada dom recebido pelo ESPÍRITO SANTO são uma realidade especifica de cada crente a ponto de podermos afirmar que cada cristão possui um conjunto de dons que lhe é peculiar, de tal maneira que cada um de nós é único nesta combinação. 

   4 - AS VIRTUDES CRISTÃS E OS DONS ESPIRITUAIS

   A graça concedida pelo ESPÍRITO SANTO, ao dotar todos os cristãs com um conjunto específico de dons espirituais, serve como critério para auxiliar a apontar a área de atuação que cada crente deve ocupar.
   Cada crente se destacará em determinadas áreas, demonstrando capacidade maiores do que a de outros. Na prática isso é percebido por dois fatores. O PRIMEIRO É EXTERNO. Quando um cristão exerce um dos seus dons espirituais, ele se sobressai acima da média da Igreja naquilo que faz.
    O SEGUNDO FATOR TAMBÉM É IMPORTANTE, segundo a afirmação do apóstolo Paulo: "Porque DEUS é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade. Filipenses 2.13". Ele nos alerta a levar em consideração nosso desejo, desempenho, satisfação e sensação de utilidade pessoal nas variadas atividades relacionadas aos dons. Tratas-se de aprovação interna daquilo que DEUS tem para cada um de nós.
   Contudo, é recomendado que se verifique a percepção da Igreja, pois ela representa a sensação do CORPO DE CRISTO e não de um membro apenas. Ela transmite o próprio pensamento de CRISTO quando interpreta corretamente um dom espiritual exercido por algum cristão.
   Agora, um alerta. Não podemos nos esquecer e nos esquivar das responsabilidade cotidianas da vida cristã alegando não ter os dons compatíveis para desenvolvê-las, visto que cada dom espiritual é equivalente a uma virtude cristã. A razão de os dons terem sido distribuídos é que aquele que os possuem haverão de desenvolver as atividades a eles relacionados de uma maneira diferenciada, com maior facilidade, competência, relevância e satisfação (TANTO POR PARTE DO EXECUTOR, QUANTO DO EDIFICADO).
   Entretanto, sobre todos nós repousam as responsabilidade comuns relacionadas aos dons, ainda que não consigamos desenvolvê-las com a mesma eficiência dos dons que são comuns. Nas listas de dons espirituais "Tendo, porém, diferentes dons, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: Se profecia, seja segundo a proporção da FÉ; se ministério, dedique-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberdade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. Romanos 12.6-8".  - "Porque a um é dada, mediante o ESPÍRITO, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo ESPÍRITO, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo ESPÍRITO,  a FÉ; e a outro, no mesmo ESPÍRITO, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo ESPÍRITO realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 1 Coríntios 12.8-11". -  "A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestre; depois operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12.28". - "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. Efésios 4.11". - "Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de DEUS; se alguém serve, faça-o na força que DEUS supre, para que, em todas as cousas, seja DEUS glorificado, por meio de JESUS CRISTO, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém. 1 Pedro 4.11".  Encontramos a descrição principal deles, e cada um deles está relacionado a uma virtude cristã que não deve ser desconsiderada a pretexto de não se ter o dom compatível, pois como já vimos, o dom toma exercício da virtude equivalente algo diferencial, e não exclusivo na vida do cristão.
   Sendo assim, cada cristão deve ser capaz de servir, ajudar, exercer misericórdia e hospitalidade, assim como testemunhar sua , ensinar a PALAVRA DE DEUS e exortar, visto que são todas VIRTUDES CRISTÃS. Certamente, não faremos com a mesma competência aquilo em que não somos dotados, mas em certa medida, devemos estar preparados e prontos para exercer tais virtudes. DEUS nos recompensará segundo a nossa fidelidade. Ele exige o nosso empenho cristão em tudo o que estiver em nossas mãos para fazer "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do SENHOR, sabendo que, no SENHOR, o vosso trabalho não é vão. 1 Coríntios 15.58".

          CONCLUSÃO

   Todos os cristãos receberam um conjunto único de dons espirituais, quando foram regenerados pelo ESPÍRITO SANTO, que são capacitações espirituais para desempenharem certas atividades voltadas à edificação do CORPO DE CRISTO e não nas HABILIDADES NATURAIS. Se por um lado esses dons são capacidades concedidas diferentemente a cada cristão, de tal maneira que eles as desenvolveram de modo superior aos demais cristãos, por outro lado, cada dom espiritual é equivalente a uma virtude cristã e cada crente deve buscar desenvolver estas virtudes. Nosso desafio é conhecer os dons espirituais descritos na PALAVRA DE DEUS para identificá-los em nossa vida e na de nossos irmãos em CRISTO, para que todos nos desenvolvamos para a GLÓRIA DE DEUS. AMÉM.

          APLICAÇÃO

   Tente descobrir, ao longo dos estudos dessas lições, quais são os dons espirituais que lhe foram dados, procurando aprimorá-lo pelo devido entendimento e prática, assim como usar os talentos naturais que DEUS lhe deu para o louvor da glória dele. Busque manter sua vida cheia de piedades, praticando as virtudes associadas, independente de estarem relacionadas aos seus dons particulares. Faça anotações sobre os dons e a relação que você tem com eles. Isso o ajudará a identificar os seus. 

   
   DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
  REVISTA NOSSA FÉ
 SALGUEIRO-PERNAMBUCO 15/01/2017



 
                                       

Nenhum comentário: