JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

domingo, 23 de abril de 2017

DONS DE APOIO - PARTE 1

JESUS CRISTO.



             DONS DE APOIO - PARTE 1

   "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se na fazê-lo. Romanos 12.7"
   "A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente, apóstolos; em em segundo lugar, profetas, em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12.28"

   INTRODUÇÃO

  Os dons espirituais distribuídos pelo ESPÍRITO SANTO à Igreja são muitos e variados, tanto no seu campo de atuação, quanto na sua forma e expressão. Alguns são claramente reconhecidos do que outros, mas todos são importantes.
   O primeiro grupo de dons que estudaremos é os que engloba os aqui chamados DONS DE APOIO. Veremos porque eles recebem esse nome e quais são. Como eu devo entender serviço e ajuda como dons espirituais se todos somos chamados para servir e auxiliar? É possível alguém possuir tanto o dom de serviço quanto o de ajuda? Como reconhecer e entender a diferença entre os dois? Procuraremos aqui responde questões como estas na primeira lição descritiva DONS ESPIRITUAIS NAS CARTAS DE PAULO. Estude o assunto procurando entender e identificar-se com aquilo que DEUS preparou para você.

   1 - CONHECENDO OS DONS DE APOIO

   Para facilitar o nosso estudo e entendimento sobre os dons, esta revista os separou em três grupos, devido a semelhança de cada grupo. Nessa lição, e nas seguintes, estudaremos os DONS DE APOIO.
   
   A - QUAIS OS DONS DE APOIO?
   Para efeitos de estudo, classificamos como dons de apoio os seguintes dons: SERVIÇO, AJUDA, MISERICÓRDIA, HOSPITALIDADE, ADMINISTRAÇÃO, LIDERANÇA, CONTRIBUIÇÃO E INTERCESSÃO. À medida do possível, também apresentaremos semelhanças e contrastes de dois ou mais dons, para facilitar o entendimento do pleno exercício de todos eles, para proporcionar o bom desenvolvimento da igreja.

   B - POR QUE CHAMÁ-LOS DE DONS DE APOIO?
   Das três grandes categoria de dons que apresentamos, a primeira delas foi chamado de APOIO porque servem de base para o desenvolvimento dos DONS DA PALAVRA. Foi o que aconteceu quando os prime Diros diáconos foram eleitos: "Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de DEUS para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do ESPÍRITO e sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. Atos 6.2-4".
   Para que os discípulos desenvolvessem o ministério da palavra e da oração, outras pessoas se responsabilizariam pelos trabalhos sociais. Ambos os ministérios são de grande importância para a vida e boa ordem na Igreja, e exatamente por essa razão deve haver pessoas qualificadas a agir nos dois ministérios, no de APOIO e no da PALAVRA. Não há, portanto, diminuição de importância em nenhum deles. Sobre isso Howard Marshall comenta: "Paulo, entretanto, faz uso da analogia das partes do corpo para enfatizar que os dons podem ser variados e alguns mas úteis que outros. Mas isso não afeta a importância dos dons e de seus portadores, todos são igualmente partes do mesmo corpo, assim como todos são, de várias maneiras, dependentes uns dos outros".

   2 - DONS DE SERVIÇO

   O primeiro é o DON DE SERVIÇO. Ele se encontra descrito em Romanos 7 "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo." MINISTÉRIO é uma tradução da palavras grega já conhecida: DIAKONIA. Essa é a palavra que nomeia o ofício do diácono. Não significa que todas as pessoas com esse dom serão eleitas para a diaconia, até mesmo porque não sendo um ofício, o dom de serviço é uma capacitação  que DEUS concede aos crentes sem distinção de sexo, maturidade, estado civil, etc. A palavra diácono qualifica o tipo de SERVIÇO que o crente realiza.
  
   A - O USO BÍBLICO DA PALAVRA "SERVIÇO"
   O substantivo traduzido por SERVIÇO "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo Romanos 12.7" aparece no Novo Testamento 34 vezes, principalmente nos escritos de Paulo. Ele indica literalmente o "SERVIÇO À MESA", destaca-se por ser um serviço amoroso, uma expressão de cuidado com as pessoas por meio de ações concretas que assistam as necessidades do próximo dentro ou fora da Igreja, e é observado a necessidade de ações práticas no cotidiano que nós encontramos a operação desse DOM. O SENHOR JESUS CRISTO é o maior exemplo de serviço e exorta a todos  os seus discípulos a fazerem o mesmo "Então, JESUS, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores do povo os dominam e que os maiores exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos Mateus 20.25-28.
   No texto de (Ver João 13.1-20), JESUS associa ao serviço o AMOR e a humildade. As características apresentadas por JESUS, ao lavar os pés dos discípulos independem de DOM. Todo crente deve manifestar AMOR e humildade no serviço do cristão. Isso não descaracteriza os dons  específicos de serviço, no entanto, amplia virtude que deve ser vista e testemunhada em todo filho de DEUS.
   O serviço é uma comprovação que, aliada à pregação, demostra a mudança de uma vida egoísta para uma vida dedicada ao próximo. Embora cada cristão seja chamado para servir, aqueles que possuem o DOM de serviço se destacarão nas tarefas que requerem atitudes concretas; situações que reclamem a necessidade da mobilização. Biblicamente, esta palavra é muito abrangente, mas vejamos como tratá-la especificamente, visto que há outros dons, também "CONCRETOS", baseados com AÇÕES GERAIS DE APOIO A PALAVRA.
   
   B - O SERVIÇO COMO UM DOM ESPIRITUAL
   Quando estudamos o serviço como um DOM espiritual ele se diferencia dos outros dons de apoio quanto ao seu foco e perfil, especialmente quando o DOM está em execução. O cristão que possui o DOM de serviço é capacitado por DEUS para suprir necessidade, quando uma pessoa ou um grupo de pessoas tem dificuldade para realizar certas tarefas, as quais eles não teriam condições de fazê-las sozinhos. Este irmão, então, tem uma sensibilidade maior para perceber o problema e toma a iniciativa para resolvê-lo.

   C - RECONHECENDO O DOM DE SERVIÇO
   Um exemplo bíblico ilustrativo de alguém cujo o perfil e atuação correspondem ao DOM de serviço É O BOM SAMARITANO (Ver Lucas 10.30-35). Observe a percepção que ele teve ao ver o homem maltratado e, a seguir, as suas ações concretas para socorrê-lo. Pois bem,  o cristão que possui este DOM, voluntariamente, toma a iniciativa para supri as necessidades práticas dos que estão carentes de socorro.
   Via de regras, ele não gosta muito de ser o auxiliar em um projeto, costuma ser o responsável por toda empreitada e, como está mais ligado as atividades, não se sente muito à vontade num cargo de liderança ou burocrático. Diante de uma necessidade prática, é aquela pessoa que resolve o problema sozinho. Ele assume a responsabilidade e se não puder executar a tarefa providencia alguém para substituir, visando sua conclusão.
   Em geral, não se preocupa muito com o cansaço, chegando a sobrecarregar-se, pois tem dificuldade de dizer "NÃO" e, como tem a visão voltada para a urgência, trabalha melhor com alvos e curto e médio prazo. O SERVO está pessoalmente convicto da importância de seu testemunho cristão mais pela vida de dedicação do que pelo falar.

   3 - DOM DE AJUDA

   O segundo DOM que vamos estudar é o DOM DE AJUDA. Ele se encontra em 1 Coríntios 12.28: "A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres, depois, operadores de milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas". A palavra que destacamos é SOCORROS. Este é um DOM que muito comumente opera associado ao anterior, pois como SERVIÇO a palavra indica, a sua atuação está direcionada para ajudar ou socorrer alguém. O DOM de ajuda, portanto, vem complementar a operação do serviço. Embora ambos os dons operem em situações que exigem mobilidade e ação, eles são exercidos diferentemente, produzindo um resultado final pleno e edificante na Igreja, fruto de uma parceria operacional.

   A - USO BÍBLICO DA PALAVRA AJUDA
   A palavra que lemos na Bíblia, na versão Revista e atualizada, Almeida, traduzida  por "SOCORROS", também aparece traduzida em outras versões como "AUXILIARES", "DOM DE AJUDAR", "DOM DE ASSISTÊNCIA", etc. A ideia que está associada na lista de dons espirituais de 1 Coríntios 12.28-31 "A uns estabeleceu DEUS na Igreja, primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres, depois, operadores de milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Tem todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons" é a de alguém que serve de apoio, que está sempre ao lado para ajudar; trata-se, portanto de um verdadeiro auxiliador.
   Em Hebreus 13.16 "Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, DEUS se compraz" nós lemos que os cristão não deveriam negligenciar nem a prática do bem, nem a cooperação mútua (ajudar uns aos outros), pois DEUS tem prazer no auxilio recíproco na Igreja. O apóstolo Paulo exorta os cristãos de Roma que acolham a irmã Febe e a ajudem em tudo o que ela precisar. Está explícito, na Bíblia Sagrada, que o auxilio aos necessitados não é apenas um bom testemunho de AMOR cristão, mas um testemunho da própria atitude de DEUS para conosco, conforme o Salmo 54.4: "DEUS é o meu ajudador". Dessa maneira, espera-se que cada cristão esmere-se em ajudar ao seu próximo nas necessidades.
   Devemos nos lembrar de que o DOM espiritual de AJUDA potencializa e qualifica melhor tais atitudes naqueles que o possuem. Se é verdade que todo cristão é chamado para ser um auxiliar, também é verdade que aquele que possui tal DOM se destaca nesta área. De que maneira? Vejamos a seguir.

   B - A AJUDA COMO UM DOM ESPIRITUAL
   Quando estudamos a ajuda, como um DOM espiritual, percebemos que ela está no mesmo âmbito de atuação do DOM de serviço, mas que se diferencia deste, especialmente, quanto a postura diante da tarefa a ser desempenhada e a maneira pela qual o cristão o exerce e executa a tarefa. Aquele que possui o DOM espiritual de AJUDA é motivado por DEUS para auxiliar uma pessoa que precisa de apoio ou de companhia para trabalhar.
   Quem possui tal DOM aprecia muito auxiliar, de tal maneira que o trabalho da pessoa rende mais. Ele normalmente percebe a necessidade de ajuda, prefere ser orientado sobre o que e como deve fazer a atividade que, já está sendo desenvolvida por uma outra pessoa. É literalmente excelente auxiliar. Comumente, as pessoas nem reconhecem esse DOM, pois o seu caráter discreto, serviçal e por demais prático pode ofuscar o seu reconhecimento. Contudo, a maneira das pessoas que se viu em situações de sufoco e pôde contar com o auxilio de alguém prestativo, obediente e submisso, há de reconhecer o valor do exercício do DOM espiritual de AJUDA.

   C - RECONHECENDO O DOM DE AJUDA
   Os cristãos que possuem o DOM de AJUDA, espontaneamente, auxiliam aqueles que tomam a iniciativa para realizar alguma tarefa, preferem ser bem orientados e fazer as coisas do jeito que aquele a quem ele está ajudando quer; desejam auxiliar alguém na execução de uma tarefa em vez de ser responsável pela mesma; diante de uma necessidade prática, deixa a escolha do que deve ser feito e de como fazer para o outro, enfim, ele quer simplesmente ajudar, não comandar.
   Outra maneira de entender melhor o DOM DE AJUDA é comparando-o com o de serviço. O irmão que possui o DOM de AJUDA costuma tomar a iniciativa, o que possui o DOM DE SERVIÇO normalmente auxilia quem toma a iniciativa, o de SERVIÇO costuma fazer as coisas do "SEU JEITO". Quem tem o DOM de AJUDA prefere auxiliar, obedecer, ser comandado, liderado; já que possui o DOM DE SERVIÇO responsabiliza-se pela execução de algo ou de algum projeto, gosta de comandar, resolver, decidir, liderar. Enfim, o cristão que tem o DOM DE SERVIÇO QUER SERVIR E O CRISTÃO QUE TEM O DOM DE AJUDA QUER AJUDAR.
   Logo podemos concluir, embora todos sejamos chamados tanto para servir como para ajudar ao próximo, nenhum de nós tem recebido ambos os dons espirituais, pois os mesmos são distinta e, essencialmente, complementares no exercício e cooperação mútua entre os cristãos que o possuem.

          CONCLUSÃO

   Neste estudo nós vimos que os DONS DE APOIO assim chamado porque sua característica central está relacionada a tarefas concretas que ofereçam melhores condições para a operação essencial dos DONS DA PALAVRA apoiando o último de uma maneira importantíssima. A seguir, veremos como os dons de SERVIÇO E AJUDA atuam em parceria, complementando-se para a plena execução de uma ou mais tarefas no reino de DEUS.
   Embora semelhantes na área de atuação estes dons são absolutamente distintos na postura e execução, uma diferença que é complementar e não excludente. O possuidor do DOM de SERVIÇO vê a tarefa a ser feita, reconhece-a e se mobiliza para realizá-la da melhor maneira possível, já o crente com o DOM de AJUDA, se disponibiliza para auxiliar o primeiro no que ele precisar para que a tarefa seja cumprida de forma que aquele entende ser a melhor. SERVIÇO E AJUDA são igualmente necessários e complementares, e apoiam o ministério da PALAVRA na Igreja.

          APLICAÇÃO

   Verifique se você tem as características descritas nos dons de SERVIÇO E AJUDA. Teste a sua capacidade de desenvolver trabalhos onde as suas habilidades se façam necessárias, depois analise o resultado da sua atuação. Pergunte às pessoas próximas a você para que lhe respondam com honestidade se você tem o perfil de alguém com o DOM DE SERVIÇO, ou com o de AJUDA. Independentemente de possuir os dons de SERVIÇO OU AJUDA, lembre-se, de servir ao próximo em situações concretas, assim como procurar ajudar pessoas que estão sufocadas com muitas atividades, alivie a carga delas ajudando-as em suas necessidades. Lembre-se não existe O DOM DE SER SERVIDO.
   Tome cuidado para não julgar o irmão que possui o DOM de SERVIÇO de intrometido ou arrogante, pois a sua iniciativa para resolver os problemas faz parte das qualidades do seu DOM. Da mesma forma, não considere o irmão que possui o DOM de AJUDA alguém sem iniciativa ou orgulhoso, pois ele tem a tendência natural de esperar, ser chamado.  

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
REVISTA NOSSA FÉ - LIÇÃO Nº 03
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 23/04/2017


   

   


Nenhum comentário: