JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

DONS DE APOIO - PARTE 2

JESUS CRISTO.


     DONS DE APOIO - PARTE 2


   "Ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. Romanos 12.8"
   "Todo homem seja sujeito às autoridades; porque não há autoridade que não proceda de DEUS; e as autoridades que existem foram por ele instruídas. Romanos 13.1"
   "A uns estabeleceu DEUS na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas. 1 Coríntios 12.28" 

          INTRODUÇÃO

   Será que a demonstração de misericórdia ou a atenção cuidadosa com os visitantes na igreja tem a ver com o exercício dos dons espirituais? Se liderança é um dom, por que há tantos líderes natos que não são cristãos? O que qualifica e descreve a liderança como um dom espiritual? procuraremos responder perguntas como estas nessa lição, ao estudarmos sobre os dons de MISERICÓRDIA, HOSPITALIDADE e LIDERANÇA. Como entender a operação desses dons, sabendo que os mesmos também indicam virtudes esperadas na vida dos cristãos? Qual a diferença entre a prática das virtudes equivalentes e o desenvolvimento de tais dons? estas são outras questões levantadas, para as quais daremos as respostas baseadas na Bíblia Sagrada.

   1 - DOM DE MISERICÓRDIA

   O primeiro dom que vamos estudar nessa lição é o DOM DE MISERICÓRDIA. Ele é o último dom citado por Paulo em sua lista aos romanos (Romanos 12.8), e vem acompanhado de uma exortação, que ele faz aos coríntios, de que a misericórdia deve ser exercida com alegria. Ora, esta exortação é dirigida aos cristãos de Roma porque o exercício da misericórdia corresponde à dor e ao sofrimento do próximo, que abatido pelas circunstâncias difíceis, precisa de encorajamento. Por isso, DEUS dotou algumas pessoas de maior sensibilidade e sabedoria para agir nesses momentos.

   A - USO BÍBLICO DA PALAVRA MISERICÓRDIA
   A palavra original para a nossa tradução de misericórdia, em Romanos 12.8, aparece 78 vezes no Novo Testamento, sendo escritas nas cartas de Paulo 26. Primeiramente. a Igreja foi alvo da eterna misericórdia de DEUS, motivo pelo que ela teve seus pecados perdoados e veio a se tornar seu povo peculiar (Ver Romanos 9.23: 15.9; Tito 3.5, etc.). Essa mesma Igreja, segundo a misericórdia que recebeu, deve exercê-la alegremente para consolar e aliviar o sofrimento dos irmãos em seus dias difíceis, e também os incrédulos que não conhecem o AMOR divino. Portanto, Paulo exorta a Igreja a transmitir a mesma misericórdia recebida. Paulo e os demais autores das cartas usam a palavra misericórdia como uma expressão terapêutica de DEUS na Igreja, uma expressão ratificadora do verdadeiro discipulado. (Veja 2 Timóteo 1.16; Tiago 2.13; Jd 2).

   B - A MISERICÓRDIA COMO UM DOM ESPIRITUAL
   O cristão que possui o dom espiritual de misericórdia é capacitado por DEUS para suprir as necessidades do próximo em seus sofrimentos. Esse dom é de operação "VIP", porque vincula o MISERICORDIOSO, diretamente, à realidade particular daquele que sofre. O crente dotado de AMOR participa e sofre juntamente com o irmão.

   C - RECONHECENDO O DOM DE MISERICÓRDIA
   Os cristãos que possuem o dom de misericórdia se identificam naturalmente com as pessoas que estão aflitas, sofrendo com os seus problemas. Motivados por este quadro tendem a demostrar compaixão por meio de atitudes concretas de AMOR, mas do que o normal. O seu desejo é o de que as mágoas das pessoas sejam curadas ao seu pleno bem-estar.
   todos são chamados a exercer misericórdia (Romanos 12.15; Hebreus 13.1-3), contudo aqueles irmãos que possuem tal dom se destacam na sua sensibilidade e habilidade, acima do comum, de consolar os abatidos, o que não eliminar a responsabilidade geral desta prática: "Bem-aventurados {são} os misericordiosos, porque alcançaram misericórdia. Mateus 5.7".

 
 2 - DOM DE HOSPITALIDADE 

  O segundo dom espiritual de apoio que vamos estudar é O DOM DE HOSPITALIDADE, um dos poucos que não aparecem nas listas básicas de dons espirituais, mas se encontra descrito nas páginas da Bíblia. A naturalidade que alguns irmãos beneficiam outros pela prática da hospitalidade confirma-o como sendo um dom. Ele também está essencial e profundamente  relacionado às realidades individuais e não tanto às coletivas, à semelhança do dom de misericórdia. O exercício pleno desse dom, como se pode perceber, depende muito da cooperação e da boas vontade dos demais membros do lar.
   numa família, um visitante não pode ser bem recebido a não ser que haja o consentimento pleno de todos os membros da casa. Há que se estudar muito bem cada caso. Pessoas que necessitam de hospedagem, por outro lado, não expirarão confiança por causa de alguma atitude incoerente ou por causa de um histórico de vida duvidoso. isso não deixará um pai de família tranquilo para receber o estranho em sua casa. A piedade deve vir de prudência. A Bíblia nos orienta e nos afastarmos de algumas pessoas (Leia Salmo 1.1; Provérbios 1.10-19; 13.20).
   Mas, havendo plena segurança, não podemos deixar passar oportunidade de fazer o bem ao próximo. A alma generosa será recompensada por DEUS (Leia Provérbios 11.24-25). O escritor de Hebreus declara: "Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. Hb 13.2".
  
   A - USO BÍBLICO DA PALAVRA HOSPITALIDADE
   A ideia bíblica que está por trás da prática da hospitalidade é de uma calorosa e amorosa acolhida. DEUS mesmo fez isso conosco, recebendo rebeldes como nós como seus filhos (Romanos 5.8), conforme a parábola da grande ceia (Lucas 14.15-24). O SENHOR JESUS lamenta profundamente ao ser rejeitado pelos habitantes de Jerusalém (Lucas 13.34), ou mesmo quando ele acolhia pecadores marginalizados, transformando ambientes repletos de publicanos em lugar de Salvação e demonstração da misericórdia divina (Ver Mateus 9.10-13: Lucas 19.1-10).
   Biblicamente, a hospitalidade expressa o aconchego fraternal, a atenção, o carinho e a sensação de "LAR, DOCE LAR" que os cristão encontram no seio da igreja. O mesmo AMOR se estende aos perdidos quando chegam a uma igreja. Ali é o lugar onde eles devem experimentar a sensação mais surpreendente de hospitalidade como não encontrarão mais em lugar algum.
   Uma Igreja cristã saudável haverá de zelar não apenas pela sã doutrina, mas também pela legítima expressão de AMOR para com o próximo, que é a recepção afetuosa e sincera (Romanos 12.13; Hebreus 13.1-2). Acolher alguém não pode ser tido como um fardo, mas como um privilégio, uma oportunidade de cumprir a vontade de DEUS (1 Pedro 4.9).
   A prática hospitaleira é tão importante que é uma das características que se espera de um presbítero da igreja (1 Timóteo 3.2; Tito 1.8), visto que o mesmo exerce um papel de liderança paterna e pastoral à semelhança de CRISTO, conforme Paulo: "Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também CRISTO nos acolheu para a glória de DEUS. Romanos 15.7".

   B - A HOSPITALIDADE COMO UM DOM ESPIRITUAL
   Diferenciando-se da prática comum e mediana, o cristão que possui o dom espiritual da hospitalidade é motivada e capacitado por DEUS para suprir a necessidade que o outro tem de ser recebido. Não se trata tão-somente de hospedar pessoas em casa, mas, sobretudo, de proporcionar as pessoas o sentimento de ser amada, procurando, por todos os meios possíveis, que o hóspede sinta o carinho e o afeto típicos de um bom e santo relacionamento familiar cristão.

  C - RECONHECENDO O DOM DE HOSPITALIDADE
   Os cristãos que possuem o dom espiritual de hospitalidade tentem a abrir o seu lar de bom grado, sentindo-se privilegiados por acolher pessoas em sua casa e, caso não possam fazer isso, procuram meios para tal. A pessoa verdadeiramente acolhedora se preocupa mais com o bem-estar do seu hóspede do que com o seu próprio. 
   Todavia, essa acolhida há de ser natural, pois o desejo de recepcionar deve ser natural, pois o desejo de recepcionar deve ser mais forte do que o de impressionar, que leva a pessoa a não se preocupar tanto com luxos frívolos. O cristão HOSPEDEIRO se preocupa bastante com o visitante da igreja, apenas quer recebê-lo bem.
   Do mesmo modo ele se angustia procurando todos os meios para acolher aqueles irmãos distantes de sua família ou ainda com os que se sentem desamparados. O acolhedor oferece sua casa como um ponto de apoio. Por receber tão familiarmente outras pessoas, o crente pode ser acusado de desleixado, informal ou até mesmo "OFERECIDO", pois frequentemente, acaba se tornando o hospedeiro "OFICIAL" da igreja, acolhendo em sua casa, pregadores, missionários e obreiros em geral! No entanto, atitudes e julgamentos assim não podem ocorrer numa igreja que se preocupa com o bem-estar dos irmãos.

 
 3 - DOM DE LIDERANÇA

   O terceiro dom é o DOM DE LIDERANÇA. Este dom aparece descrito na lista de Romanos 12.8 e segue acompanhada da exortação daquele que preside (lidera), que deve presidir com dedicação, pois certamente se trata de uma prática que, embora necessária, não é fácil de desempenhar a quem executa não pode estar desatento.
    A ideia associada à palavra presidência ou liderança remete a quem se levanta sobre outras pessoas para orientá-las naquilo que não enxergam por si próprias. Trata-se de um guia, um líder que haverá de apontar o caminho por onde os seus liderados passarão. São pessoas que veem melhor que as demais, que desviam seus liderados dos "BURACOS" do caminho.
   Conquanto as figuras de chefes e autoridade estejam naturalmente associadas ao líder, esta liderança indicada e capacitada pelo dom espiritual esta relacionada não a uma imposição ou jugo, mas a um serviço, um auxilio que aponta o caminho a seguir e o lugar para onde ir. É uma função de servo na condução dos demais que, naturalmente, o reconhecerão como líder. Não se trata, portanto, de um cargo ou função eletiva ou espiritual, mas de uma disposição interna de serviço e de capacitação de  vislumbrar o que outros não conseguem.

   A - USO BÍBLICO DA PALAVRA LIDERANÇA
   A ideia bíblica de liderança começa com o próprio DEUS como líder maior do seu povo (Salmo 32.8) e o seu FILHO JESUS CRISTO como Pastor e Líder a quem suas ovelhas seguem ao reconhecerem a voz de comando (João 10.27). Também o ESPÍRITO SANTO é apresentado como quem guia a igreja em toda a verdade (João 16.13). Ora todas essas indicações do próprio DEUS, como Líder do seu povo, apenas reforçam a ideia de que o apóstolo Paulo trata sobre liderança no texto citado.
   Ele se refere àqueles a quem o governo da Igreja é confiado, apontando para os antigos anciões do Antigo Testamento que exerciam disciplina sobre o povo, endireitando-lhe o caminho ruma à vontade divina. São necessárias a prudência e a diligência nesse exercício, por que é a rota da caminhada da igreja que está em questão.
   Quando falta orientação e firme condução, a igreja fica a mercê dos perigos e tentações externos. Os líderes (PASTORES) são aqueles que: "Trabalham entre vós e os que vos presidem no SENHOR e vos admoestam. 1 tessalonicenses 5.12". A igreja deve tê-los em alta consideração: "Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de DEUS; e considerando atentamente o fim de sua vida, imitai a FÉ que tiveram. Hebreus 13.7".
   A igreja sempre estará passiva aos desvios e apostasias (Veja 1 Timóteo 1.3-7; 2 Timóteo 2.16-19), mas sob uma liderança fiel ela fica segura (Veja 1 Timóteo 4.6,11,13; 6.17; 2 Timóteo 2.14; Tito 1.5; 2.1-10; 3.1, 9-11; 1 pedro 5.2-3). O líder cristão é o servo que leva a maior carga.

   B - A LIDERANÇA COMO UM DOM ESPIRITUAL
   O cristão que possui o dom espiritual de LIDERANÇA comumente tem muito claro em sua mente e coração a rota bíblica pela qual ele deve conduzir o grupo a alcançar a glória de DEUS. Ele tem a capacidade de comunicar seus propósitos às pessoas e conduzi-las segundo os princípios bíblicos, motivando e mobilizando os irmãos voluntária e harmoniosamente em prol do Reino de DEUS, dando o melhor de si.
   Em virtude dessa forte característica de liderança produzida pelo ESPÍRITO SANTO, o cristão é tentado a cooperar somente quando está liderando e, muitas vezes, nem chega a perceber a necessidade que tem de auxiliares práticos, pessoas a seu lado, para ajudá-lo. Assim como pode decepcionar quem lhe confia a tarefa de organização e administração, o que normalmente não sabe fazer bem.

   C - RECONHECENDO O DOM DE LIDERANÇA
   O cristão possuidor deste dom espiritual de apoio é fortemente motivado a assumir a liderança de um grupo carente de direção. Ele atua como um imã atraindo outros que, espontaneamente, o aceitam como um líder. Ele se responsabiliza por outras pessoas, preocupado em ajudá-las a descobrir seus dons, orientando-as em como elas podem ser úteis.
   O dom de liderança capacita o crente a perceber mais facilmente todos os aspectos de uma situação e a propor alvos para alcançar o objetivo final. Com ideais sólidos, não buscam a glória pessoal, mas contagia todos com a "CAUSA CELESTIAL". Almeja e busca harmonia do grupo e admite tranquilamente a impossibilidade de trabalhar sozinho, delegando tarefas, ele conduz a todos em suas devidas funções.
   O  líder é capacitado por DEUS para enxergar com maior clareza desafios, alvos e objetivos a serem seguidos pela igreja e é dotado para perceber como conduzi-la nessa caminhada dentro dos parâmetros bíblicos.

          CONCLUSÃO

   Todos estes dons, misericórdia, hospitalidade e liderança, se desenvolvem com fortes aspectos pessoais, ainda que esse último trabalhe primordialmente com a coletividade. Eles servem de apoio para a ministração da Palavra ao proporcionar às pessoas a compaixão e o afeto divinos através das pessoas que exercem tais dons. Servem de apoio à ministração da Palavra (OS PRIMEIROS) e, ao oferecer condições de coordenação geral do povo de DEUS, mobiliza-os harmoniosamente a perseguirem os alvos pré-estabelecidos. O líder não pode se esquecer que é conservo dos seus liderados e trabalha igualmente para catalizar e executar todas as virtudes dos demais irmãos.

          APLICAÇÃO

   Verifique se você tem as características descritas nos dons MISERICÓRDIA, HOSPITALIDADE OU LIDERANÇA. Teste a sua capacidade de desenvolver trabalhos nos quais as habilidades equivalentes sejam necessárias e analise o resultado da sua atuação. Pergunte às pessoas próximas a você que lhe responderão com honestidade se você tem o perfil desses dons. Contudo, independente de possuir tais dons ou não, procure ser sempre misericordioso atencioso e acolhedor com o próximo e, à medida da necessidade e das suas responsabilidades (PAIS, PROFESSOR, OFICIAL, ETC.), exerça a liderança serviçal no dia-a-dia.

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
REVISTA NOSSA FÉ
AS CARTAS E OS DONS
LIÇÃO Nº 4 - DONS DE APOIO - 2
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 19/05/2017

  

     

  

               

Nenhum comentário: