JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO APÓSTOLO PEDRO. 1 (PEDRO ANTES E DEPOIS DE JESUS)

JESUS CRISTO.

O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO APOSTOLO PEDRO 1. (PEDRO ANTES E DEPOIS DE JESUS).

   'Logo a seguir, compeliu JESUS os discípulos a embarcar a passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitando pelas ondas, porque o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, foi JESUS ter com eles, andando ´por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomando de medo, gritaram. Mas JESUS imediatamente lhes disse: Não temais! respondendo-lhe Pedro, disse. Se és tu, SENHOR, manda-me ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com JESUS. Reparando, porém, na força do vento, teve medo e, começando a submergir, gritou: Salva-me, SENHOR! e, prontamente, JESUS, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena FÉ, por que duvidasse? Subindo ambos para o barco, cessou o vento. E os que estavam no barco o adoravam, dizendo: Verdadeiramente és o FILHO de DEUS!. Mateus 14.22-33".

   O coração psicológico de Pedro podia ser comparado solo a beira do caminho. Era rude, compactado, inflexível e sem grande cultura. Era impetuoso, irritado, tenso e especialista em reagir antes de pensar. Mas, ao contrário de Judas, era simples e transparente. Não dissimulava seus comportamentos, dizia o que pensava.
   Sua mente era um livro aberto. Sua emoção, instável, mas sincera. Ficava fácil descobrir o que estava por trás das suas intenções. Pedro atropelava JESUS com frequência. Dizia coisas sem sua permissão. Colocava-o em situações difíceis, mas suas reações eram carregadas de ingenuidade, não de maldade. Ele repetia os mesmos erros com frequência porque não sabia se controlar.
   Era hiperativo. A psiquiatria precisa avançar na compreensão da hiperatividade. As crianças ou jovens hiperativos possuem uma energia fenomenal, a sua mente está sempre ocupada com os próprios pensamentos. Por isso são dispersivos, não pensam nas consequências dos seus comportamentos, não refletem sobre suas dores, perdas e frustrações e, assim, repetem os mesmos erros com frequência.  Devido o transtorno que causam, é difícil ter paciência com os portadores de hiperatividade, mas, se a emoção deles for educada, podem se tornar seres humanos brilhantes. Pedro, como todo jovem era hiperativo, era vitimada pela ação do gatilho da memória, que é um fenômeno inconsciente que abre em milésimos de segundos os primeiros arquivos diante de um estímulo. O gatilho da memória produz as respostas imediatas, que devem ser lapidadas. Mas as pessoas hiperativas, em vez de lapidá-las, as exteriorizam. Quando ofendido, Pedro rebatia, sem analisar. Quando questionado, a resposta estava na ponta da língua, sem grandes reflexões.
   Era tão rápido que não titubeou em dizer que jamais negaria CRISTO. Sua impulsividade impediu-o de pensar duas vezes antes de cortar a orelha de um soldado que se aproximou de JESUS para predê-lo. Não analisou que havia uma grande escolta e que seu ato poderia provocar consequências imprevisíveis naquela noite.
   Pedro parecia um homem de extrema coragem, mas como não se interiorizava, não conhecia seus limites. Cortou a orelha do soldado porque se apoiava na grandeza de JESUS. Mas quando JESUS deixou de realizar seus atos sobrenaturais e optou pelo silêncio, a força de Pedro se evaporou no calor das dificuldades.
   Dentre os que andaram com JESUS, ninguém errou tanto quanto Pedro. Mas havia uma qualidade nele que sempre habitou nos grandes homens. Não tinha medo de errar, de chorar, de se entregar para aquilo em que acreditava, de correr riscos para conquistar seus sonhos. Era rápido para errar e rápido para se arrepender e retornar ao caminho.
   Pedro não era um intelectual, um homem de notório saber, mas tinha uma característica dos grandes pensadores: Uma exímia capacidade de observação. Muitos universitários não possuem essa capacidade e por isso são meros repetidores de informações. Entre os cientistas, quem não desenvolve a observação não terá chance como pensador.
   Pedro fitava seu Mestre. Os laboratórios de JESUS causaram-lhe uma verdadeira revolução na colcha de retalhos da sua personalidade. Cada vez que JESUS abraçava uma criança e dizia para os seus discípulos que se eles não fossem como elas jamais entrariam no seu Reino, Pedro ficava intrigado e pensativo. Ele talvez fosse o mais velho dos jovens discípulos, mas era o que se colocava como uma criança diante do seu Mestre.
   Por ser um grande observador, paulatinamente descobriu o segredo da arte de aprender. O segredo consistia em esvaziar-se dos preconceitos e paradigmas, não temer o novo, não ter receio de explorar o desconhecido. Entendeu que devia se colocar como uma criança que se expõe singelamente diante do mundo que a cerca. Quem não consegue se esvaziar das próprias verdades não consegue abrir as possibilidades dos pensamentos. Judas não soube aprender essa lição.
   Qualquer pessoa que perde a capacidade de se esvaziar e de se colocar como uma criança aventureira diante do desconhecido torna-se estéril de novas ideias. Você tem cultivado essa capacidade? Há pessoas que não conseguem brilhar em suas profissões porque pensam e reagem sempre do mesmo jeito. Suas mentes estão engessadas. Muitos não conseguem conquistar filhos, cônjuge e amigos porque dão sempre as mesmas respostas para os mesmos problemas e nunca os surpreendem.
   JESUS encantava a todos porque sempre tinha novas respostas. Era capaz de falar eloquentemente de DEUS sem mencionar a palavra "DEUS". No seu encontro com a samaritana deixou-a fascinada comentando os segredos da felicidade, do prazer inesgotável. Depois de ouvi-lo, ela saiu pela cidade falando para todos do encontro com JESUS. Quem dele se aproximava ficava estarrecido com sua perspicácia e capacidade de argumentação.
   JESUS desafiava a compreensão dos seus discípulos, falando em código, por parábolas e sinais. Para entendê-lo não bastava o exercício da lógica, era necessário aprender a pensar e a compreender a linguagem da emoção. Pedro, embora fosse agressivo e impulsivo, aprendeu essa nobilíssima linguagem. Ele não apenas admirou seu Mestre, mais também o amou intensamente. Isso fez toda a diferença em sua vida.
   Mais tarde, quando já era um homem de idade avançada, talvez 30 anos depois da morte de JESUS, Pedro escreveu a sua primeira epístola. Nela ele revela a grandeza do seu aprendizado. Um pescador se tornou um grande pensador.
   Sintetizando a sua própria história, Pedro disse nessa carta que devemos ser como crianças que desejam o genuíno leite espiritual. Pedro jamais deixou de aprender, nunca deixou de ter o coração de uma criança. As palavras de JESUS ainda estavam frescas no território de sua emoção. As sementes plantadas há tanto tempo ainda davam belos frutos, mesmo em meio ás turbulências e perseguições que sofria. Essa carta foi escrita em 64 d.C., um ano antes de Nero promover uma grande perseguição aos cristãos. Numa época de temor, o AMOR prevaleceu. Numa época de loucura, a sabedoria floresceu.
   Nero provocou um incêndio criminoso em Roma e culpou os cristãos. Queria um pretexto para eliminá-los. Foi desumano e violento porque sabia que havia uma chama inapagável no coração dos seguidores de CRISTO. Homens e mulheres tornaram-se pasto de leões no Coliseu. O sofrimento era enorme, mas quem pode destruir o AMOR? Quanto mais eram perseguidos, mais os cristãos amavam.
   JESUS tinha um cuidado especial com Pedro. Sabia que ele era precipitado, mas também que era sincero e franco. Apesar de seu comportamento ansioso, o Mestre confiava nele. Fico fascinado com o fato de JESUS expor o seu coração a uma pessoa tão despreparada. Os seus segredos mais íntimos foram compartilhados com Pedro e os irmãos Tiago e João.
   cada gesto de confiança de JESUS constituía o mais excepcional treinamento que um Mestre poderia realizar na transformação da personalidade de um discípulo imaturo. Confie nas pessoas difíceis. Abra seu coração a elas. Não desista delas, mesmo quando tiver motivos. Um dia você surpreenderá com os resultados.
   Se Pedro vivesse nos dias de hoje, as escolas clássicas o expulsariam. Ele criaria tumulto na sala de aula. Não conseguiria se concentrar e registrar informações. As aulas sem sabor emocional não o cativariam. Seus professores desejariam vê-lo a quilômetro de distância.
   Nos dias de hoje, talvez Pedro não tivesse chance de se tornar-se um grande homem. Mas, como encontrou o Mestre dos Mestres JESUS CRISTO sua vida deu uma guinada. JESUS investiu solidamente nele. Treinou continuamente sua personalidade, levou-o a trabalhar a tolerância, a usar os erros para educar a emoção e a estimular sua arte de pensar. O resultado? Pedro tornou-se um dos homens mais brilhantes e uma dádiva para a história da humanidade.
   como JESUS lapidou a hiperatividade e a ansiedade de Pedro? Aproveitando as próprias complicações que seu discípulo criava. Certa vez, quando perguntado por funcionários a serviço de Roma se seu Mestre pagava imposto, Pedro respondeu que sim, sem perguntar a JESUS. O Mestre JESUS, paciente, enviou-o a pescar. Disse-lhe que no primeiro peixe que fisgasse encontraria uma moeda que serviria para pagar o imposto.
   Pedro não tinha paciência para pescar com vara. Gostava da aventura do mar. Pescar com vara era um exercício para sua paciência e encontrar uma moeda na boca de um peixe era um exercício de . Parecia algo impossível. Enquanto pescava, ele questionava sua impulsividade e devia perguntar-se: "Por que sou tão precipitado? Da próxima vez a boca". Por fim, pescou um peixe que tinha a tal moeda e aprendeu uma grande lição: Pensar antes de reagir. Essa lição não foi definitiva, mas um bom começo para quem vivia a lei do "bateu levou".
   Pedro falhou muito, mas se tornou um grande amigo do Mestre da Vida JESUS CRISTO. Os miseráveis sempre amaram mais JESUS  do que os que se consideravam justos. Os que falharam  e tiveram a coragem de reconhecer suas fragilidades não eram colocados em segundo plano, ao contrário, cultivam um íntimo relacionamento com ele. Os últimos se tornaram os primeiros. Eles tiveram o privilégio de ver a grandeza e a humildade de CRISTO. Seu poder e suas lágrimas.

 LIVRO O MESTRE INESQUECÍVEL
 AUGUSTO CURY.
 DIÁCONO: LUIS MARIANO SIQUEIRA. 
 CARPINA 16/07/2013 - PERNAMBUCO

Nenhum comentário: