JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

domingo, 1 de novembro de 2015

MELQUISEDEQUE, SACERDOTE E REI DE SALÉM

JESUS CRISTO.


    MELQUISEDEQUE, SACERDOTE E REI DE SALÉM

   "Tendo, pois, a JESUS, o FILHO de DEUS, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. porque não temos como sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e achamos graça para socorro em ocasião oportuna. Hebreus 4.14-16"
   "Assim, também CRISTO a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu FILHO, eu hoje te gerei; como em outro lugar também diz: Tu és meu sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Ele, JESUS, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo FILHO, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da Salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por DEUS sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 5.5-10"
   "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar nos Santos dos Santos, pelo sangue de JESUS, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de DEUS, aproximemo-nos, com sincero coração, e plena certeza de FÉ, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, pára nos estimularmos no amor e as boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10.19-25"  
                     INTRODUÇÃO
   O que devemos fazer, agora que temos a intrepidez para entrar nos Santos dos Santos por meio de JESUS CRISTO? Essa é a pergunta que Hebreus 10.19-25 o texto acima faz e responde. Como você a responderia? Ou, abordando o problema de frente, que diferença tem feito o sacerdócio de CRISTO na sua vida?
   Como todas as doutrinas bíblicas, ai está um ensinamento que não é apenas para ficarmos sabendo. Dai a importância de nos dedicarmos com cuidado ao estudo desta lição, partindo de Melquisedeque e chegando ao sumo sacerdote que ele tipificou, o nosso Senhor JESUS CRISTO.
   1 - A HISTÓRIA DE MELQUISEDEQUE
   Em hebraico, Melquisedeque significa "rei de justiça" ou "meu rei é justo". Vivendo dois milênios antes de CRISTO, ele é um personagem sobre o qual a Bíblia traz pouca informação, mas cuja importância e significado transcendem aos nossos dias. Depois da guerra dos reis no vale do Jordão, em que Abraão obteve uma grandiosa vitória, surge este rei de Salém, que, sendo sacerdote de DEUS Altíssimo, traz pão e vinho a Abraão e o abençoa. Procuremos conhecer este homem cujas as características prefiguram a CRISTO, o sacerdote eterno.
   Quedorlaomer, rei de Elão, e mais três aliados declararam guerra contra cinco reis que governaram os territórios próximo do mar morto. A confederação estrangeira venceu a guerra. Seus soldados saquearam as cidades de Sodoma e Gomorra e levaram os moradores como prisioneiros. Entre os cativos encontrava-se Ló, sobrinho de Abraão, e sua família "Sucedeu naquele tempo que Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei Goim, fizeram guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei de Belá (esta é Zoar). Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é mar salgado). doze anos serviram a Quededorlaomer, porém no décimo terceiro se rebelaram. Ao décimo quarto ano, veio quedorlaomer e os reis que estavam com ele e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos Zuzins em Hã, e os emins em Savé-Quiriatim, e aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã, que está junto ao deserto. De volta passaram em En-Mispate (que é Cades) e feriram toda a terra dos amalequitas e dos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar. Então, saíram os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Belá (esta é Zoar) e se ordenaram e levantaram batalha contra eles no vale de Sidim, contra Quedorlaomer, rei de Elão, contra Anrafel, rei de Sinear, contra Arioque, rei de Elasar: Quatro reis contra cinco. Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; os reis de Sodoma e Gomorra fugiram; alguns caíram neles, e os restantes fugiram para um monte. Tomaram, pois todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram. Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e fugiram. Gênesis 14 1-12". O patriarca, com 318 homens bem treinados, perseguiu, atacou e derrotou as forças invasoras, resgatou Ló e seus parentes e apossou-se de todos os bens que foram levados. Quando Abraão retornou de batalha, foi saudado pelo rei de Sodoma o qual lhe ofereceu os espólios recuperados. O patriarca recusou-se a tomar qualquer objeto que fosse de espólio, para que o rei não dissesse depois que enriquecera. De Melquisedeque, entretanto, recebeu pão e vinho e uma benção no nome do SENHOR, Criador do céu e da terra. Esse homem era de Salém (Jerusalém) "Em Salém, está o seu tabernáculo, e, em Sião, a sua morada Salmos 76.2" e sacerdote do DEUS Altíssimo; Abraão deu-lhe o dízimo de tudo "Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do DEUS Altíssimo; abençoou ele a Abraão e disse: Bendito seja Abraão pelo DEUS Altíssimo, que possui os céus e a terra, e bendito seja o DEUS Altíssimo que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abraão o dízimo. Gênesis 14.18-20".
   É possível que Melquisedeque conhecesse a DEUS por meio de uma tradição que se espalhou após o dilúvio ou a uma revelação sobrenatural. Percebeu que Abraão servia ao mesmo SENHOR. O patriarca, por sua vez, reconheceu Melquisedeque como sacerdote de DEUS, digno de receber o dízimo. embora seja breve a referência em Gênesis ao rei de Salém, ela aparece num contexto que o retrata como uma figura histórica.
   Aproximadamente um milênio depois de Abraão, Davi compôs um Salmo no qual retratou seu "SENHOR" como rei e sacerdote "Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos. Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder; com santo ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. O SENHOR, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis. Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeça por toda terra. Do caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida. Salmos 110". No primeiro verso do salmos, o SENHOR convidou o senhor de Davi a sentar-se a sua destra em esplendor real. No quarto verso, o SENHOR fez um juramento e disse ao senhor de Davi: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". O juramento é irrevogável, porque o SENHOR jamais muda de ideia. A pessoa mencionada neste Salmo torna-se rei e sacerdote. No templo, ele nunca cumpriria a função sacerdotais reservada somente aos descendentes de Levi. Ainda assim, de acordo com o modelo Melquisedeque, desempenharia tanto as funções reais como as sacerdotais. Davi falou profeticamente sobre um sacerdócio que era mais elevado do que o de Arão e seus sucessores.
   JESUS esclareceu as palavras do salmo 110.1, ao identificar o senhor de Davi com o Messias "Reunidos os fariseus, interrogou-os JESUS: Que pensas vós do CRISTO? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Replicou-lhes JESUS: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe SENHOR, dizendo: Disse o SENHOR ao meu SENHOR: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama SENHOR, como é ele seu filho? E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas. Mateus 22.41-46", que era rei. Ao aplicar esse salmo a si mesmo, ensinou que a referência "MEU SENHOR" falava sobre alguém superior a Davi. De qualquer maneira, CRISTO não fez qualquer alusão ao sacerdócio Melquisedeque, mencionado na segunda parte do Salmo 110.
   2 - A IMPORTÂNCIA DE MELQUISEDEQUE
   O escritor da epístola aos Hebreus viu em Melquisedeque um tipo de CRISTO e contrastou o seu sacerdócio com a ordem dos levitas.
   Não sabemos o que motivou a Abraão a dar o dízimo de seus despojos, mas ao entregá-lo a Melquisedeque ele estava reconhecendo o direito que ele possuía de recebê-lo como sacerdote de DEUS, e estava nos ensinando que o dízimo era anterior a lei. Num futuro próximo a nação de Israel também iria trazer os seus dízimos aos filhos de Levi, a tribo sacerdotal, estabelecida por DEUS. A comparação feita pelo autor de Hebreus entre duas ordens sacerdotais surge em "Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio tem mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão; entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimo de Abraão e abençoado pelo superior. Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste. Hebreus 7.4-10", onde ele ressalta a superioridade do sacerdócio da ordem de Melquisedeque sobre o sacerdócio levítico.
   As diferenças entre os sacerdócios são grandes. Melquisedeque era o governante de Salém e sacerdote do DEUS altíssimo, o que significa ser rei da justiça e da paz. As palavras "SEM PAI, SEM MÃE" "Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao FILHO de DEUS, permanece sacerdote perpetuamente. Hebreus 7.3" significa que ele não tinha linhagem com a qual identificar-se. Ele era sacerdote sem genealogia. Não existem referências ao seu parentesco, nascimento ou morte. Enquanto os descendentes de Levi precisavam mostrar sua linhagem para servir ao tabernáculo e, posteriormente, no templo, por um período relativamente curto de vida. Melquisedeque, sem linhagem, tem um sacerdócio que permanece para sempre. O autor também afirma que, como os levitas descenderam de Abraão, eles também deram o dízimo a Melquisedeque na pessoa do seu patriarca. Enquanto os sacerdotes levíticos tinham o direito legar de recolher os dízimos do povo "Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao SENHOR: O dízimo dos dízimos. Atribuir-se-vos-à a vossa oferta como se fosse cereal da eira e plenitude do lagar. Números 18.26-27", Melquisedeque, por outro lado, recebeu o dízimo de forma espontânea da parte de Abraão.
   O  escritor aos Hebreus demonstra que Melquisedeque, o sacerdote de DEUS, era superior também a Abraão, o pai dos crentes. O patriarca deu o dízimo ao rei de Salém e recebeu uma benção espiritual. O bom senso ensina que a pessoa que recebe o dízimo e abençoa o que dá é o maior dos dois. Assim, Melquisedeque é superior a Abraão. O SENHOR confirmou o sacerdócio de Melquisedeque por meio de um juramento que garantiu a sua eternidade (SALMOS 110).
   Na realidade, a intenção principal do autor de Hebreus é apontar para CRISTO como sendo sumo sacerdote da ordem de Melquisedeque e, portanto, superior à ordem levítica dos tempos do Antigo  Testamento. Contudo, não é o Filho de DEUS que se assemelha a Melquisedeque, mas, sim, Melquisedeque é semelhante ao Filho de DEUS, o qual é eterno sacerdote real serviu como uma figura de CRISTO e prefigurou a justiça e a paz, que são as características do governo do Messias.
   3 - MELQUISEDEQUE E CRISTO
   Depois de apresentar a superioridade do sacerdócio de Melquisedeque, Hebreus passa a demonstrar a necessidade de haver um sacerdote que pertença aquela ordem sacerdotal superior. Somente JESUS CRISTO poderia atender às características desse sacerdócio eterno e real.
   Toda a ênfase da epístola aos Hebreus está em demonstrar que, em CRISTO, obtivemos um sacerdócio melhor, uma aliança melhor, um santuário melhor, um sacrifício melhor e, consequentemente, melhores promessas. JESUS é visto como o perfeito eterno sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.
   O significado do nome Melquisedeque, conforme vimos, demonstra que ele governava com justiça e paz. Assim também nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO "Fez a paz pelo sangue da sua cruz. Colossenses 1.20". Por meio da fé nele somos  declarados justos "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com DEUS por meio de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Romanos 5.1". O apóstolo Paulo diz que "... o reino de DEUS não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14.17". O profeta Jeremias afirma acerca de JESUS "Ele será chamado: SENHOR, Justiça Nossa". Segundo o profeta Isaías, "Ele é o príncipe da paz. Isaías 9.6-7".
   As Escrituras não registram nada acerca dos ancestrais de Melquisedeque, ou seus descendentes, e nada é dito de seu nascimento e morte. Ele apareceu como um homem, rei de Salém, e da mesma forma desaparece. É do eterno Filho de DEUS que se trata aqui. Em sua eternidade , o Filho de DEUS permanece como sacerdote para sempre. JESUS CRISTO é o Alfa e o Ômega, aquele que não tem princípio nem fim.
   Melquisedeque ofereceu a Abraão "O PÃO E O VINHO", elemento símbolos da provisão de DEUS. JESUS apresenta-se como o pão do céu: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6.51". JESUS utilizou essas mesmas figuras para estabelecer a ordenança da ceia em sua memória.
   O sacerdócio de CRISTO, não da ordem de Arão ou de Levi, mas "segundo a ordem de Melquisedeque", trouxe a perfeição no relacionamento do homem com DEUS. O primeiro sacerdócio, com imperfeições, não era capaz de salvar, mas CRISTO, como sumo sacerdote, mediante o seu próprio sangue deu-nos acesso a DEUS, garantindo-nos a Salvação plena e "VIVE SEMPRE PARA INTERCEDER" por nós.
   JESUS CRISTO é o sacerdote que não tem necessidade, como os outros, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. Ele, o grande sumo sacerdote, que ofereceu voluntariamente o sacrifício perfeito sem pecado de si mesmo como substituto pelo povo pecador. Assim, JESUS é superior não a ordem levítica, mas ao próprio Melquisedeque.
         CONCLUSÃO
   JESUS CRISTO é o tema central de toda a Bíblia, desde o Gênesis ao Apocalipse. Mesmo na história de Abraão encontramos um rei e sacerdote cujas características apontam para o Redentor e nos ensinam que tipo de sacerdote divino temo. Assim, tendo a JESUS, o Filho de DEUS, como grande sumo sacerdote, conservemos firmes a nossa confiança e acheguemos-nos, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça "Tendo, pois, a JESUS, o Filho de DEUS, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemos-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Hebreus 4.14-16".
                APLICAÇÃO
   "Tendo, pois, irmãos intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de JESUS, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote a casa de DEUS, aproximemos-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremos-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10.19-25" faz várias aplicações do fato de termos um grande sacerdote. Escolha uma deles, de acordo com a sua situação espiritual.    
       DIÁCONO: LUIS MARIANO SIQUEIRA
     LIÇÃO Nª 2  REVISTA NOSSA FÉ
     NUVEM DE TESTEMUNHAS
     SALGUEIRO 02/11/2015

Nenhum comentário: