JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PREPARANDO-SE PARA AS MUDANÇAS DA VIDA - A HISTÓRIA DE MOISÉS

JESUS CRISTO.


PREPARANDO-SE PARA AS MUDANÇAS DE VIDA - A HISTÓRIA DE MOISÉS

   "Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face, no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra; e no tocante a todas as suas obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés a vista de todo o Israel. Deuteronômio 34.10.12".

                   INTRODUÇÃO

   Moisés é uma das figuras mais importantes da história do povo de DEUS. Poucas pessoas receberam o tipo de responsabilidade e honra que DEUS colocou sobre este grande homem de FÉ. Sua extraordinária trajetória serve de modelo de fidelidade a nós, pois lidou com muitos desafios que nós enfrentamos, e assim podemos obter sabedoria e encorajamento a partir de seu exemplo.
   Moisés nasceu durante os terríveis anos de escravidão no Egito. Em razão do decreto de morte aos meninos recém-nascido, sua mãe o escondeu em casa e depois o colocou as margens do rio Nilo, dentro de um cesto de junco. A descoberta daquela criança pela filha de Faraó foi providencial, pois ela salvou a vida do menino. Mais tarde, o SENHOR o chamou para ser líder, por meio de quem falaria com Faraó, tiraria seu povo do Egito e o levaria a terra prometida. A vida de Moisés nos ensina preciosas lições.

   1 - ESTEJA PREPARADO PARA MUDANÇAS

   A história de Moisés nos ensina que DEUS pode dar rumo novos à nossa vida, e que devemos estar preparados para isto. Em seu caso, três gigantescas mudanças ocorreram a cada 40 anos. Primeiramente, Moisés era um príncipe da corte real do Egito "E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras. Quando completou quarenta anos, veio-lhe a ideia de visitar seus irmãos, os filhos de Israel. Atos 7.22-23", onde gozava de todo conforto e luxo que era possível em seu tempo. Contudo, Moisés conhecia sua verdadeira origem e decidiu ficar ao lado do seu povo diante da opressão egípcia "Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de DEUS a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de CRISTO por maiores riquezas do que os recursos do Egito, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Hebreus 11.24-27". Em razão disto, teve que fugir e passou 40 anos seguintes de sua vida como um simples pastor e criador de gado no meio do deserto "A estas palavras Moisés fugiu e tornou-se peregrino na terra de Midiã, onde lhe nasceram dois filhos. Decorridos quarenta anos, apareceu-lhe, no deserto do monte Sinai, um anjo, por entre as chamas de uma sarça que ardia. Atos 7.29-30". Embora sua fuga tenha se dado como consequência de sua atitude precipitada em querer libertar seu povo "Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que DEUS os queria salvar por intermédio dele; eles, porém, não compreenderam. Atos 7.25", foi DEUS quem o conduziu para o deserto a fim de prepará-lo para seu chamado.
   Com a idade de 80 anos, Moisés provavelmente pensou que pudesse viver o resto de seus dias como pastor. Mas DEUS tinha outros planos para o seu servo, e de fato, poderíamos dizer que Moisés praticamente não havia começado sua vida até o dia em que viu o arbusto queimado no monte Sinai. Moisés, então passou a viver outros 40 anos como um profeta, legislador, mediador, e líder de uma nação.
   A história de Moisés nos ensina que não devemos ser rápido demais em considerar nossas vidas como estáveis ou terminadas "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o SENHOR quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Tiago 4.13-15". O SENHOR pode requerer grandes mudanças de nós para nos adequar a sua vontade. É importante ressaltar que Moisés abriu mão da estabilidade e das riquezas do Egito porque sabia haver em DEUS um galardão incomparável. Devemos estar atentos ao chamado de DEUS e dispostos a grandes mudanças se esta for a sua vontade. Observe também, como exemplo, o caso de Abraão "Ora, disse o SENHOR a Abraão: Sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção! Abençoarei os que te abençoarem amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abraão, como lho ordenara o SENHOR, e a Ló foi com ele. Tinha Abraão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou Abraão consigo e Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acrescentaram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e la chegaram. Gênesis 12.1-5".
  
  2 - ESPERE O TEMPO E O PROPÓSITO DE DEUS

   Aprendemos pela experiência de Moisés que DEUS nem sempre trabalha dentro do nosso tempo. Quando Moisés era jovem, ele pensava que o SENHOR iria usá-lo para libertar Israel "Pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniquidade. Respondendo, porém, Simão lhes pediu: Rogai vós por mim ao SENHOR, para que nada do que dissestes sobrevenha a mim. Eles, porém, havendo testificado e falado a palavra do SENHOR, voltaram para Jerusalém e evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos. Atos 7.23-25". Ele era corajoso e confiante na força de sua juventude, e estava pronto para tomar o desafio, mas não era esse o plano divino, e Moisés teve que fugir para salvar sua própria vida. Anos mais tarde quando Moisés já era velho e não tão forte quanto antes, DEUS então chamou para libertar a Israel "Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até a mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó; para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Êxodo 3.9-10", mas nessa época Moisés já não estava tão disposto a tarefa "Então, disse Moisés a DEUS: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Êxodo 3.11". Um Moisés idoso podia ver apenas obstáculos  a sua frente e a inadequação de sua própria pessoa.
   Há uma lição a ser aprendida nesta situação. Às vezes questionamos a demora em sermos atendidos em determinadas necessidades. Confirmarmos, todavia, a partir do relato bíblico, que DEUS realmente sabe o que faz, pois continuou a cumprir o seu propósito de maneira perfeita usando um relutante senhor de 80 anos de idade. A fim de que Moisés fosse um líder preparado para a sua grandiosa tarefa, foi necessário a ele passar 40 anos cuidando de ovelhas e perdendo parte de sua excessiva autoconfiança. O próprio DEUS cuidou em treiná-lo. Vemos assim, que, por intermédio da história do êxodo, DEUS mostrou ao mundo seu poder soberano, pois esse propósito não teria sido alcançado por uma rebelião armada de um jovem de cabeça quente. Em lugar disto, foi por meio das palavras de um profeta idoso que JEOVÁ trouxe vergonha aos deuses do Egito. Lembremo-nos dessa lição toda vez que quisermos questionar o tempo  e o propósito de DEUS.

   3 - NÃO SE JUSTIFIQUE, OBEDEÇA

   O exemplo de Moisés nos ensina também que DEUS pode nos capacitar a realizar tarefas bem além de nossa habilidade comum. Quando DEUS chamou Moisés para liderar seu povo "Então, disse Moisés ao SENHOR: Há! SENHOR! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a seu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, respondeu: Ah! SENHOR! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim. Êxodo 4.10-13". Moisés só conseguiu apresentar razões que pudessem comprovar que ele não era o homem certo para aquela tarefa. Todavia, quando jovem, Moisés se sentira perfeitamente capaz de realizá-la "Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que DEUS os queria salvar por intermédio dele, eles, porém, não compreenderam. Atos 7.25", mas depois de 40 anos convivendo com ovelhas, sua autoconfiança em suas próprias habilidades havia se esvaído. Assim, na condição de um servo humilde, ele nunca esteve tão bem preparado para ser um instrumento usado por DEUS.
   Em Êxodo 3.11 ele pergunta a DEUS: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar o do Egito os filhos de Israel" "Não, Moisés, não pensa assim; se você tiver pensamentos positivo, poderá realizar qualquer coisa", poderíamos pensar assim, porém DEUS não elogiou Moisés. Ele não apresentou algum discurso para mostrar que Moisés era alguém. DEUS, implicitamente, concordou com Moisés. É verdade, você não é ninguém, mas eu sou o Criador do universo e "Eu serei contigo. Êxodo 3.12".
   Muitas pessoas recusam cumprir os papeis que DEUS lhes tem dado, porque se julgam incapazes. Olham para outras pessoas mais talentosas, mais fortes, mais eloquentes e mais conhecidas, e encontram desculpas para não fazer a vontade de DEUS. Entretanto, DEUS não quer pessoas autoconfiantes, mas pessoas que confiam tão somente nele. Se você tende a fugir da responsabilidade porque não se considera habilitado, está olhando para direção errada. Pare de olhar para suas limitações e comece a olhar para o DEUS todo poderoso.

    4 - CONSIDERE A SUA FRAGILIDADE

    O pecado de Moisés nos mostra que nunca poderemos nos considerar tão fortes ou fieis a ponto de não tropeçarmos. "Toma a vara, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, lalai a rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber a congregação e aos seus animais. Então, Moisés tomou a vara diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: Porventura, faremos sair desta rocha para vós outros? Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não creste em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. Números 20.8-12", vemos como, mais tarde em sua vida, o grande profeta Moisés sucumbiu a um momento de ira e pecou contra DEUS. Para entendermos seu erro, basta compararmos as instruções de DEUS e sua execução por Moisés. Ele fora instruído: Toma a vara, ajunta o povo e falai à rocha, mas ao executar esta ordem ele tomou a vara , reuniu ao povo, falou ao povo em vez de falar a rocha. Embora essa ação tenha produzido água, ela não foi conduzida de maneira divinamente pretendida e por isso foi considerada como rebeldia contra a ordem de DEUS e incredulidade. Moisés foi punido com a exclusão da terra prometida.
    Assim, nunca deveríamos presumir que anos de serviços fiel nos tornam imunes ao pecado. A medida em que cremos ter alcançado certa maturidade cristã, ficamos propensos a nos considerar inatingíveis a determinados pecados, porém, o apóstolo Paulo nos alerta "AQUELE, POIS, QUE PENSA ESTAR EM PÉ VEJA QUE NÃO CAIA. 1 Corintios 10.12". É preciso manter o nosso olhar firmemente voltado para o Autor e Consumador da nossa FÉ, JESUS, em constante atenção. JESUS asseverou: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26.41".

    5 - ANSEIE PELA TERRA PROMETIDA

   Finalmente, aprendemos por intermédio de Moisés a colocar nossa esperança na promessa de DEUS de uma vida melhor quando esta vida acabar. Moisés negou os "PRAZERES TRANSITÓRIOS DO PECADO" porque estava mirando um galardão maior do que tudo o que pudesse ser encontrado neste mundo "Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de DEUS a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de CRISTO por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Hebreus 11.24-26". Ele pode não ter entrado na terra prometida em vida, mas ele alcançou com sua morte. Ele era um peregrino viajando para aquele país celestial que DEUS tem preparado para aqueles que o amam. Moisés alcançou esse país, e nós podemos segui-lo até lá.
   Na vida cristã deve haver um constante ardor por encontra com CRISTO. Somos peregrinos, pois estamos a caminho do nosso lar eterno. Será que temos "O desejo de partir e estar com CRISTO, o que é incomparavelmente melhor? Filipenses 1.23", ou estamos tão arraigados a nossa vida terrena que o céu não passa de uma esperança distante aos nossos corações? Será que temos esta alegre esperança, viva em nós, alimentando a nossa alma? Ou o céu nos parece mais uma consequência inalterável de nosso destino como cristãos, pelo qual preferíamos protelar ao máximo? Se isto acontece é porque falta profundidade em nosso relacionamento  com DEUS. A nossa falta de intimidade nos intimida a termos que estar na presença de CRISTO, e o brilho deste mundo ofusca a beleza das mansões celestiais.

          CONCLUSÃO

   Por intermédio da vida de Moisés, o SENHOR nos ensina preciosas lições a respeito do seu propósito para conosco. Ele, que foi o maior de todos os profetas antes da encarnação de JESUS CRISTO, foi um homem de carne e osso como qualquer um de nós, com suas fraquezas, seus pecados e sua dependência total da graça divina. Aprendemos, pois, a depositar tudo o que somos nas mãos do SENHOR para que Ele faça em nós uma grande obra.

         APLICAÇÃO

   Como você reage quando acontecem mudanças repentinas no curso  de sua vida? Você reclama a perda do sossego ou agradece a nova fase de desafios e a oportunidade de nais crescimento espiritual? 

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
LIÇÃO Nª 3 DA REVISTA NOSSA FÉ
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO- PERNAMBUCO 12/11/2015

Nenhum comentário: