JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O ESPÍRITO QUE AGRADA A DEUS

JESUS CRISTO.


      O ESPÍRITO QUE AGRADA A DEUS

   "Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. Porém ao meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá. Números 14.21-24".

             INTRODUÇÃO

   Calebe tinha 40 anos quando foi convocado para ir a terra de Canaã para espioná-la, junto com outros onze homens, incluindo Josué. Sua história começa a tomar um rumo extraordinário a partir de seu retorno daquela missão de reconhecimento.
   Após quarenta dias, os espias retornaram com amostras de frutos, provando que a região era bastante fértil como prometera o SENHOR; mas, ao mesmo tempo, eles ficaram muito mais impressionados com a força dos povos que lá habitavam. Por isso, passaram a denegrir a terra que haviam espiado e até fizeram uma comparação: "Éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos, como também aos deles. Números 13.33". Completamente tomados de pavor, eles se esqueceram da promessa de DEUS. Todavia, Calebe teve outro espírito, que agradou ao SENHOR, e que, por isso, o abençoou com a garantia de não apenas entrar na nova terra, mas também de ter uma propriedade só para ele e sua família. Sendo assim, que tipo de espírito era esse que Calebe possuía? Não será este mesmo espírito que DEUS espera de nós hoje?

   1 - ESPÍRITO DE CONFIANÇA

   Primeiramente, Calebe revelou ser um homem de FÉ. A despeito de todo o pessimismo que prevalecia no arraial dos israelitas, ele continuou mantendo a mesma postura de um guerreiro da FÉ, bradando: O SENHOR É CONOSCO. Não temais! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
   No início, ele e Josué eram os únicos entre dez vozes contrárias, depois se puseram contra uma multidão de vozes hostis. Juntos, quase foram apedrejados, mas, por causa de sua confiança em DEUS e da certeza de que deveriam obedecê-lo, não importasse o que acontecesse, continuariam firmes em sua disposição de seguir adiante e enfrentar os inimigos que estavam no caminho da promessa. O DEUS da aliança jamais falharia.
   A razão para tamanha confiança é porque Calebe via a terra como já sendo a possessão do povo de DEUS. Os outros dez espias viram com seus olhos naturais e, por isso, só puderam ver gigantes, exércitos, carros e muralhas sua frente. Calebe, entretanto, viu a terra pelos olhos da FÉ; enxergou-a como uma herança que o SENHOR lhes havia dado. Este era o seu espírito de que DEUS tanto de agradara.
   "A FÉ ... é a convicção de fatos que se não vêem Hebreus 11.1". O guerreiro da FÉ não vacila entre achar que DEUS cumprirá ou não a sua promessa. Ele tem absoluta convicção da fidelidade de DEUS. Os obstáculos e barreiras tornam o desafio da FÉ ainda maior e mais determinante para alcançar a vitória.
   É necessário termos olhos da FÉ. "O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com seus oficiais, disse: EM TAL  e tal lugar, estará o meu acampamento. Mas o homem de DEUS mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali. O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de DEUS lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes. Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria , chamou ele os seus servos e lhe disse: Não me farei saber quem dos nossos  é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir. Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas, chegaram de noite e cercaram a cidade. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de DEUS e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! que faremos? Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que  estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abra os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. Tendo eles chegado a Samaria, disse Eliseu: Ó SENHOR, abre os olhos destes homens para que vejam. Abriu-lhes o SENHOR os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samaria. Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Respondeu ele: Não os ferirás; fere aqueles que fizeres prisioneiro com a tua espada e o teu arco. Porém a estes, manda por-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e tornem ao seu SENHOR. Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu SENHOR; e da parte da Síria não houve mais investida na terra de Israel. 2 Reis 6.8-23" vemos um relato que nos dá uma compreensão clara a este respeito. O profeta Eliseu e seu moço se viram cercado por inúmeros cavalos, carros e fortes tropa do rei  da Síria, que procurava prendê-los. Diante do desespero do seu servo, Eliseu lhe disse: "Não temas, porque mais são os que estão conosco do que o que estão com eles 2 Reis 6.16". Eliseu, então, orou pedindo a DEUS que lhe abrisse os olhos, e "Ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 2 Reis 6.17.
   DEUS usa pessoas de FÉ como Eliseu e Calebe, que tinham uma visão superior para realizar a sua obra. Enquanto muitos só consegue enxergar os obstáculos, a falta de recursos e desanimam diante de um quadro de impossibilidades, gente de FÉ vê a mão poderosa do SENHOR a ampará-las na realização da sua obra, sabendo que nada pode ser maior que o seu DEUS. Como Davi, podem dizer: "Com o meu DEUS salto muralhas. Salmos 18.29".

   2 - ESPÍRITO DE CORAGEM

   Calebe era um homem corajoso, pronto para guerra. Sabia que, por ordem divina, ela deveria acontecer a qualquer momento; por isso, estava a postos. Como príncipe de Judá iria adiante dos soldados de sua tribo. Não podia temer, pois atacar, invadir, e ocupar as terras dos filhos de Anaque, dos amalequitas, dos heteus, dos judeus, dos jebuseus, dos amorreus e dos terríveis cananeus.
   Tamanha coragem e disposição vistas em Calebe não resultavam de uma confiança cega em sua própria força ou em estratégia militar. Esse não seria o espírito que agradaria ao SENHOR, mas a condição de saber que DEUS estava ao lado do seu povo. Em seu espírito havia a confiança de que "Se DEUS é por nós, quem será contra nós. Romanos 8.31". Em sua memória havia a promessa divina feita à nação: "Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado... Porque o meu anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei. Êxodo 23.20,23". Ele poderia dizer como o pequeno pastor Davi ao enfrentar Golias anos mais tarde "Tu vens contra mim com espada, e com lança e com escudo, eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o DEUS dos exércitos de Israel. 1 Samuel 17.45".
   Assim também, DEUS nos chamou à batalha. Não há como nos esquivar dela. Não podemos ignorá-lo, pois como cristãos, fomos chamados para sermos soldados. Todavia, a nossa luta não é mais para conquistar uma terra. Não fomos chamados para derrotar povos pagãos pela força da espada, pois "A nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espiritual do mal, nas regiões celestes. Efésios 6.12". Sim, nós estamos em guerra. E nesta guerra não há lugar para pacifistas. Não há lugar para covardes, preguiçosos, ou acomodados. Precisamos lutar diariamente com a armadura que o SENHOR nos oferece.
   Nesta guerra as nossas armas são de defesa contra o inimigo "Filhos, obedecei a vossos pais no SENHOR, pois é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do SENHOR. Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a CRISTO, não servindo a vista, como para agradar a homens, mas como servos de CRISTO, fazendo, de coração, a vontade de DEUS; servindo de boa vontade, como ao SENHOR e não como a homens, certos de que cada um , se fizer alguma cousa boa, receberá isso outra vez do SENHOR, quer seja servo, quer livre. E vós, senhores, de igual modo procedei  para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o SENHOR, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas. Quanto ao mais, sede fortalecidos no SENHOR e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda armadura de DEUS, para que possais resistir ao dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabalável. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-se da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da Salvação e a espada do Espírito, que é a PALAVRA de DEUS; com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, ao abrir a minha boca, a PALAVRA, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do EVANGELHO, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em CRISTO, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo. E, para que saibais também a meu respeito e o que faço de tudo vos informará Tíquico, o irmão amado e fiel ministro do SENHOR. Foi para isso que vô-lo enviei, para que saibais a nosso respeito, e ele console o vosso coração. Paz seja com os irmãos e amor com FÉ, da parte de DEUS PAI e do SENHOR JESUS CRISTO. A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso SENHOR JESUS CRISTO. Efésios 6.1-24". Com elas, temos condições de resistir mesmo aos seus mais temíveis ataques: "Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4.13". Todavia, ao mesmo tempo em que nos defendemos, a Igreja de CRISTO avança pelos territórios inimigos lançando a semente do EVANGELHO, na certeza de que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, pois "As armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em DEUS, para destruir fortalezas. 2 Corintios 10.4".

   3- ESPÍRITO DE PERSEVERANÇA

   Diante da ordem de Moisés, todos os doze espias partiram animados, como heróis, para a terra prometida, até verem o tamanho das barreiras que teriam de enfrentar. voltaram desanimados e sentindo-se derrotados. Porém, em Josué e Calebe houve o Espírito de perseverança. Apesar de perceberem que a tarefa seria árdua, eles não agiram como os demais que desistiram, mas decidiram perseverar "Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de DEUS, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei como sentia no coração. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseverastes em seguir o SENHOR, meu DEUS. Eis, agora, o SENHOR me conservou a vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés. Andando Israel ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os enaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseveraram em seguir o SENHOR, DEUS de Israel. Josué 14.6-14" vemos que essa perseverança de Calebe foi característica de toda a sua vida. Quarenta e cinco anos mais tarde, já velho, com 85 anos, era o mesmo Calebe que conhecemos em Números. Depois de quatro décadas lá estava Calebe firme e confiante de que o seu DEUS cumpriria a promessa de lhe dar o monte Hebrom como possessão.
   Calebe perseverou em seguir ao SENHOR durante todos aqueles anos. Era o mesmo homem, a mesma FÉ, o mesmo fervor. Não encontramos aqui uma lição preciosa para nós? Quanto tempo dura a nossa confiança no SENHOR? Temos sido perseverantes? Assim como Calebe talvez tenhamos que esperar muito tempo para ver concretizada uma promessa de DEUS, e ainda assim tenhamos que lutar por ela. 
   Com idade avançada, Calebe iria enfrentar o lugar mais difícil e os piores adversários, mas com a mesma coragem e FÉ de seus 40 anos. Para nosso DEUS, a força física não traz nenhuma vantagem quando as verdadeiras conquistas são alcançadas pela FÉ. "Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não fatigam. Isaías 40.30-31". Não importava que ele estivesse com 85 anos, e que os anaquins fossem à oposição mais forte e intimidadora da terra prometida; tudo o que importava para Calebe era que DEUS havia feito uma promessa. Assim Calebe tomou sua espada e se dirigiu para as montanhas para conquistá-las. Que grandioso exemplo de perseverança.
   Há outro ensinamento importante aqui: Enquanto DEUS nos der fôlego de vida, devemos continuar dispostos a servi-lo. No reino de DEUS não há lugar para aposentadoria. Alguns dos famosos servos de DEUS iniciaram a sua jornada de FÉ em idade avançada como Moisés, com 80 anos, e Abraão com 75 anos.
   Há ainda um relato interessante, o último sobre a vida de Calebe, descrito em Josué "Dai expulsou Calebe os três filhos de Enaque: Sesai, Aimã e Tamai, gerados de Enaque. Subiu aos habitantes de Debir, cujo nome, dantes, era Quiriate-Sefer. Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otiniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher. Esta quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores. Josué 15.14-19". Após haver conquistado as terras que DEUS lhe havia prometido, ele deu as fontes de água, o que havia de mais importante na terra, à sua filha Acsa. Foi abençoado para ser uma benção. Ele alcançou sua herança, depois a deu.

           CONCLUSÃO

   Calebe foi um homem vitorioso. Como um dos líderes de seu povo, foi exemplo de confiança no DEUS da aliança, não cedendo a forte pressão da multidão; era corajoso, pois com o SENHOR à frente da batalha, não bastariam todos os gigantes para enfrentá-lo, foi perseverante em esperar toda a sua vida pelo comprimento da promessa divina. 

          APLICAÇÃO

   Que dificuldades têm desafiado mais a sua confiança nas promessas de DEUS?

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
LIÇÃO Nº 4 DA REVISTA NOSSA FÉ
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 25/11/2015


Nenhum comentário: