JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

terça-feira, 21 de junho de 2016

JOÃO, O APÓSTOLO DO AMOR

JESUS CRISTO.




                  JOÃO, O APÓSTOLO DO AMOR

   "Ora, ali estava chegando a JESUS um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava; a esse fez Simão Pedro sinal, dizendo-lhe: Pergunta a quem ele se refere. Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de JESUS, perguntou-lhe SENHOR, quem é? João 13.23-25".

          INTRODUÇÃO

   João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago,foi um dos doze discípulos escolhidos por JESUS, posteriormente chamado de apóstolos. Quase com certeza é a mesma pessoa mencionada no evangelho de João como o "DISCÍPULO A QUEM JESUS AMAVA" mencionada frequentemente nos evangelhos junto com o irmão Tiago. O relacionamento profundo e pessoal entre JESUS e João é observado em várias passagens nos evangelhos. A profundidade da comunhão de JESUS com ele, entretanto, é vista mais claramente na cruz. Foi João que CRISTO dirigiu-se para pedir-lhe que cuidasse de sua mãe, ao que respondeu prontamente.

          1 - SUA HISTÓRIA

   João obedeceu imediatamente quando JESUS o chamou para segui-lo como discípulos e é destacado especialmente como integrante do pequeno grupo composto por ele próprio, Pedro e Tiago, os quais foram separados por CRISTO para estarem com ele em numerosas situações bastante significativas como a visita à sogra de Pedro quando JESUS a curou, à casa do líder da sinagoga, chamado Jairo, para curar sua filha, e a transfiguração, que foi o mais importante evento testemunhado por eles. Nessa extraordinária ocasião, JESUS e os três discípulos subiram "A UM MONTE" onde CRISTO "FOI TRANSFIGURADO DIANTE DELES".
   A despeito de sua posição privilegiada naquele círculo mais íntimo, havia muitas coisas que João ainda não compreendia. Certa vez, de maneira impetuosa, João e seu irmão Tiago, talvez instigado pela mãe, pediram a JESUS que, após a chegado do reino, ambos recebessem lugares de honra, posições privilegiadas. JESUS, então, ensinou que seu reino não era desse tipo. Os outros discípulos ficaram indignados quando souberam "Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre queremos que nos conceda o que te vamos pedir. E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? Responderam-lhe: Permite-nos que na tua glória, nos assentemos um a tua direita e o outro a tua esquerda. Mas JESUS lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe: Podemos. Torno-lhes JESUS: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que  eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado. Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João. Mas JESUS, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10.35-45".
   Pedro, Tiago e João foram separados para acompanhar JESUS ao Getsêmani, e foi a eles que JESUS revelou a profundidade de sua angústia e o pavor que experimentou antes da prisão e da crucificação "E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado pelo pavor e de angústia. Marcos 14.33".
   É interessante notar que no livro de Atos, é João, e não Tiago, quem assume um papel proeminente, juntamente com Pedro. Depois do dia de Pentecostes, foram os dois que mais se destacaram na operação de milagres "Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou; em nome de JESUS CRISTO, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a DEUS. Viu-o todo povo a andar e a louvar a DEUS, e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta da Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera. Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão. Atos 3.1-11"
   Assim, eles também tornaram-se alvo das autoridades judaicas e, por isso foram presos (Ver atos 4). Esse testemunho constantes de CRISTO, mesmo diante das perseguições, rapidamente tornou-se a marca do ministério apostólico e a força da FÉ que o apóstolo João demonstrou "Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de DEUS ouvir-vos antes a vós outros do que a DEUS. Depois, ameaçando-os mais ainda, os soltaram, não tendo achado como os castigar, por causa do povo, porque todos glorificaram a DEUS pelo que acontecera. Ora, tinha mais de quarenta anos aquele em que se operara essa cura milagrosa. Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciões. Atos 4.19,21-23".
   João e Pedro também foram enviados juntos para ver o que se passava entre os samaritanos que se converteram a CRISTO. Ambos impuseram as mãos sobre aqueles novos convertidos, de maneira que os que tinham FÉ em JESUS receberam o ESPÍRITO SANTO, exatamente como os judeus convertidos em Jerusalém experimentaram no dia de pentecostes. "Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, em que Samaria recebera a palavra de DEUS, enviaram-lhe a Pedro e João. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam este o ESPÍRITO SANTO. Eles, porém, havendo justificado e falado a Palavra do SENHOR, voltaram para jerusalém e evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos. Atos 8.14,17,25".

          2 - SEUS ESCRITOS

   João é um dos autores com maior número de livros no Novo Testamento depois do apóstolo Paulo. Tradicionalmente, o evangelho e as epístolas joanitas são atribuídas a João. Existe algum debate quanto ao livro de Apocalipse, pois alguns acham que foi escrito por outro João. Adotamos aqui a suposição de que o apóstolo foi o responsável por esse livro.
   O evangelho de João é surpreendentemente diferente dos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Por exemplo, só ele dá a entender que Jesus teve ministério de aproximadamente três anos. Ele registra longas discussões entre CRISTO e os judeus da época, com detalhes que não são vistos nos sinóticos. João não menciona as expulsões de demônios e, embora em seu evangelho observamos que JESUS usava parábolas, por meio das quais ensinava lições, não há menção das narrativas curtas e objetivas como as parábolas do reino de DEUS em Mateus 13. O prólogo, em João 1, não encontra paralelos nos sinóticos. Entretanto, esse livro menciona outros incidentes e oferece análises profundas e reflexões sobre o ensino de CRISTO. Seu objetivo principal era anunciar que JESUS é o filho de DEUS. "Estes, porém, foram registrados para que creias que JESUS é o CRISTO, o FILHO de DEUS, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20.31
   Existem três epístolas escritas por João. Embora ele nunca se identifica claramente, na segunda e na terceira ele se refere mesmo como "O PRESBÍTERO"(ancião). Desde os tempos primitivos da igreja, existe concordância de que o autor das epístolas é o apóstolo. Provavelmente 1 João foi escrita para uma audiência mista de judeus e gentios convencidos.
   O livro de apocalipse é um dos mais lidos da Bíblia, mas poucos tem causada tanta polêmica, pois não é simples entender as figuras utilizadas na maior parte de seus escritos. Este  livro foi redigido já perto do final da vida do apóstolo, durante um período de intensa perseguição, alguns especialistas sugerem o tempo em que os cristãos foram perseguidos pelo imperador Nero (54 a 68 d.C.). Outros acreditam que provavelmente foi escrito na época de Domiciano (81 a 96 d.C.). Não importa o quão difíceis sejam alguns conceitos e ensinamentos do livro, existe um claro sentimento, por todo o texto, de um pastor que escreve para um povo sofredor, por causa das muitas perseguições e da infiltração do falso ensino. a despeito das circunstâncias, João não demostrava pessimismo com relação ao mundo. Para ele, a vitória já estava ganha no Cordeiro que foi morto como sacrifício pelos pecados e que já derrotou a Satanás (Apocalipse 5). A vitória de CRISTO na cruz agora atuava no mundo por intermédio da Igreja.
         
          3 - SUAS LIÇÕES

   A maioria das pessoas tem muita dificuldades em crer, na prática, que DEUS nos ama. Assim, baseiam seu relacionamento com DEUS na virtude da FÉ ou nos compromissos mantidos com o Criador, João, o apóstolo, foi diferente. Ele era um homem de FÉ e obediência, mas, em tudo, era alguém que confiava no AMOR de DEUS. Ele era o discípulo a quem JESUS amava. No evangelho de ( Ver. João 13.20-28), quando JESUS anunciou que um dentre seus discípulos o trairia. Pedro fez um sinal para ele a fim de que ele lhe perguntasse quem era. Então, João reclinou sobre o peito de JESUS e lhe perguntou, obtendo uma pronta resposta de JESUS. Aquele gesto de reclinar-se sobre o peito de JESUS indicava que ambos eram bons amigos. Indicava confiança e intimidade, AMOR entre duas pessoas.
   Assim, esse discípulo se coloca como aquele que está próximo ao coração de JESUS e sente-se estimado e protegido por CRISTO. João também demonstra confiança no AMOR de DEUS pela coragem com a qual ele fez a pergunta a JESUS. Às vezes, queremos perguntar, queremos questionar, mas temos medo de ofender a DEUS, até de pecar. Muitos de nós não sabem fazer perguntas a DEUS porque não confiam no seu AMOR, ou fazem de forma revoltada e indelicada, ou não têm coragem de se manifestar. João sabia como questionar JESUS porque confiava no seu AMOR.
   João também transmite uma lição de humildade ao se manter em total descrição, sem afirmar e promover publicamente o seu nome. Infelizmente, o que constatamos é que, quanto mais "ÍNTIMA DE DEUS" a pessoa quer parecer, mas ela usa isso para promover-se publicamente.
   Em "E junto à cruz estavam a mãe de JESUS, e a irmã dela, e Maria a mulher de Cléopas, e Maria Madalena. Vendo JESUS sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípuloa tomou para casa. João 19.25-27", vemos JESUS CRISTO pendurado na cruz do Calvário. Todos os outros discípulos o haviam abandonado. Contudo, aqui está aquele a quem JESUS amava. Ele é fiel. Ele está retribuindo o mesmo AMOR com que JESUS o amou. Afinal, nós amamos porque Ele nos amou primeiro. O discípulo amado nos dá um exemplo de como o AMOR de CRISTO deve ser respondido com fidelidade ao NOSSO SENHOR mesmo nas mais difíceis circunstâncias.
   Algo muito importante aconteceu próximo à cruz que o envolveu assim como a mãe de JESUS da cruz JESUS disse à sua mãe: "MULHER, EIS AI TEU FILHO", e ao discípulo: "EIS AÍ A TUA MÃE". JESUS se preocupava com o bem-estar físico de Maria. Daquele momento em diante eles formaram uma nova família com base no AMOR e na FÉ no mesmo SALVADOR. A cruz de CRISTO os uniu em uma família. O texto diz que imediatamente o discípulo a tomou para casa, em um gesto de obediência e AMOR.

          CONCLUSÃO

   Seja durante o período de vida de CRISTO, seja logo depois do Pentecostes durante as perseguições, seja posteriormente, quando escreveu seu evangelho, suas epístolas e o Apocalipse, o desejo mais premente de João era ver as pessoas conhecendo e crendo no JESUS que ele próprio conheceu, ouviu e tocou. Não é de se estranhar que tanto o seu evangelho como o livro de Apocalipse terminem com um apelo à FÉ: "O ESPÍRITO e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser, receba de graça da água da vida. Apocalipse 22.17".

          APLICAÇÃO

    Anote em um caderno modos práticos de demonstrar a JESUS o seu AMOR, HUMILDADE, COMPROMISSO e FIDELIDADE. Como você pode influenciar os que estão ao seu redor?

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
REVISTA NOSSA FÉ LIÇÃO 11
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO 21/06/2016
              

Nenhum comentário: