JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

UM HOMEM BOM, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO E DE FÉ

JESUS CRISTO.


UM HOMEM BOM, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO E DE FÉ

   "Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estevão se espalharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até a Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do SENHOR JESUS. A mão do SENHOR estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao SENHOR. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de DEUS, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no SENHOR. Porque era homem bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ. E muita gente se uniu ao SENHOR. E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11.19-26".

          INTRODUÇÃO

   Barnabé foi companheiro de Paulo na sua 1º viagem missionária e fez, com João Marcos, uma outra viagem evangelística. Depois, sai de cena narrada por Lucas, cujo interesse se concentra especialmente no ministério de Paulo. Em Atos, Lucas se refere a Barnabé como um dos que venderam propriedades para entregar o valor aos apóstolos, visando a distribuição entre os crentes pobres "José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho da exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos. Atos 4.36-37". Menciona também que era judeu, natural de Chipre, que seu nome original era José, mas foi chamado pelos apóstolos de Barnabé ("filho de consolação"). Barnabé deixou-nos o exemplo de que é ser um homem bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ. Seu comportamento, nas referências que lhe são feitas no livro de Atos, justifica totalmente essa qualificação.

          1 - ERA DESPRENDIDO E CARIDOSO
                              (ATOS 4.36-37)

   Barnabé vendeu um campo que possuía e "trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos". Isto foi feito para que o valor fosse distribuídos aos que tinham necessidade, visto que "ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía" e "tudo lhes era comum. Atos 4.32". Deste modo, "nenhum necessitado havia entre eles. Atos 4.34".
   Essa é a primeira referência bíblica a Barnabé. Ele estava perfeitamente sintonizado com o Espírito de comunhão que havia entre os crentes nos primeiros dias da Igreja. Embora a prática seja atribuída a todos, Barnabé e o casal Ananias e Safira são os únicos cujos os nomes são mencionados neste contexto de venda e doação de bens. O de Barnabé, para apresentar a figura de um homem que o autor mais a frente o chamaria de bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ. Os de Ananias e Safira, para ensinar que não se engana a DEUS, que conhece os desígnios do nosso coração.
   Em nenhum lugar na Bíblia lemos que, para sermos bons, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ, temos de dar todos os nossos bens aos pobres. JESUS testou o jovem rico com esse mandamento, mas para provar que aquele jovem não amava a DEUS e o próximo como afirmava, e que, portanto, não cumpria os mandamentos, como supunha "Disse-lhe JESUS: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu, depois vem e segue-me. Mateus 19.21". A Bíblia manda amar o próximo, principalmente aos da FÉ "... enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da FÉ. Gálatas 6.10". É a prova da nossa bondade, de nosso enchimento do ESPÍRITO  e da FÉ. Não o amor de palavras apenas, mas o de ação, como o de Barnabé. É o que Tiago nos ensina "Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados de alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a FÉ, se não tiver obras, por si só está morta. Tiago 2.15-17". E Paulo diz que "ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará 1 Coríntios 13.3".
   Como você demonstra seu amor pelos irmãos? Você está disposto a abrir mão dos próprios recursos para ajudar necessitados? Barnabé fez isso. Não sabemos se era o seu único patrimônio. Poderia não ser, mas de qualquer modo estava no grupo dos que não consideravam exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuíam. Porque era homem bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ. 

          2 - ESTAVA PRONTO A CONFIAR NAS PESSOAS E A DAR-LHES UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE
                                 ( ATOS 9.26-27)

 A. DEU A PAULO UM VOTO DE CONFIANÇA. 
   Quando Paulo chegou em Jerusalém, depois da sua experiência no caminho de Damasco, procurou juntar-se com os discípulos; todos porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos "Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o SENHOR no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de JESUS. Atos 9.26-27".
   Quando todos  desconfiavam de Paulo e da veracidade de sua transformação, foi Barnabé quem lhe deu um voto de confiança. Acreditou nele e na sua palavra e por ele intercedeu junto aos apóstolos. A persuasão do ESPÍRITO, do qual estava cheio, convenceu-o de que o testemunho de Paulo era digno de crédito. Sua bondade levou-o a aproximar-se de Paulo, quando todos o evitavam. Sua FÉ levou-o a agir, para que ele fosse aceito no círculo dos apóstolos, de forma que "estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do SENHOR. Atos 9.28".
   Qual é o Paulo, famoso ou desconhecido, a quem você recebeu na Igreja como um irmão num momento de desconfiança e incerteza, a quem você demonstrou compreensão e amor, em cuja palavra você acreditou? Paulo precisava de um homem bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ que acreditasse nele. E esse homem estava lá.
B. DEU A JOÃO MARCOS UM VOTO DE CONFIANÇA.
   Barnabé confiou em João Marcos quando Paulo não o queria mais como companhia por ele ter abandonado a 1º viagem missionária. Quando se preparavam para a 2º viagem, Barnabé quis levar João Marcos, que era seu sobrinho, novamente com eles. Mas Paulo se opôs à ideia, e o texto nos diz que "houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do SENHOR. Atos 15.36-41".
   É compreensível atitude de Paulo. É difícil confiar em quem já nos decepcionou uma vez. Mas lá estava em homem bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ, para dar a João Marcos uma segunda oportunidade. DEUS ainda poderia fazer uma grande obra nele e por ele. E a história provou que Barnabé estava certo. Cerca de onze anos mais tarde, ao escrever aos colossenses e Filemom "Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o. Colossenses 4.10". "Saúdam-te Eprafas, prisioneiro comigo, em CRISTO JESUS, Marcos, Aristarco, Demas e lucas, meus cooperadores. Filemom 23-24". Paulo se refere a João Marcos como um dos seus cooperadores na prisão, e na segunda carta a Timóteo, já no final da sua vida, ele dá este testemunho: "Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério". Era a prova de que Barnabé estava certo.
   Quem é o seu João Marcos? A quantos você já demostrou amor, compreensão e disposição para ajudar a recuperar-se? Um homem BOM, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ tem paciência para ajudar os mais fracos.

   3 - TINHA PRAZER NA OBRA E VISÃO DA SUA NECESSIDADE
                               (Atos 11.19-26)

   Quando o evangelho chegou a Antioquia e muitos se converteram. Barnabé foi o homem escolhido pela Igreja de Jerusalém para ir cuidar daquele rebanho "Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do SENHOR JESUS. A mão do SENHOR  estava sobre eles, e muitos, crendo, se converteram ao SENHOR. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Atos 11.19-22". Lá chegando, alegrou-se com a graça de DEUS e com o progresso do evangelho. Só um homem bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ poderia alegrar-se com a conversão dos gentios, naquele contexto do judaísmo, em que ele poderia se valer de seus supostos privilégios judaicos. Trabalhar na primeira Igreja do mundo gentílico, naquele difícil momento da convivência entre judeus e gentios numa mesma comunidade, não era tarefa fácil. Nos planos de DEUS, porém, essa era a Igreja que logo se transformaria na base de expansão do Cristianismo no mundo da época. Um judeu que se alegrasse com a conversão dos gentios, sem dúvida, a pessoa certa para aquela Igreja.
   Mas Barnabé era também um homem de visão. Percebeu que o trabalho não era para um homem só. Sabia que Paulo reunia as condições ideais para esse tipo de trabalho, pois era judeu, mas podia igualar-se aos gregos em conhecimentos, ao mesmo tempo que se excedia em zelo e amor pelos seus compatriotas. Barnabé não parou para pensar que poderia ser sobrepujado e ofuscado pela mente arguta e bem treinada do vigoroso Saulo de Tarso. O interesse em jogo não era o seu, mas o de CRISTO. Foi buscar a Paulo para que o ajudasse, aquele que logo passaria para alinha de frente, deixando-o em segundo plano "E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo ano, se reuniram naquela Igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamando cristãos. Atos 11.25-26". Barnabé estava interessado na realização da obra, não na promoção do seu nome. Estaria contente à sombra de Paulo, desde que a obra fosse bem feita.
   Só um homem bom cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ tem a humildade para reconhecer que precisa de ajuda e, se for necessário, colocar-se em segundo plano. Mas na providência sábia e soberana de DEUS não haveria um Paulo se não houvesse um Barnabé.
   Qual é a sua visão da obra de DEUS? Para qual lugar nessa obra ele tem chamado? Qual é a sua aspiração? Numa orquestra, todos os instrumentos são necessários e importantes. Há os que se destacam mais e são mais vistos ou ouvidos. Há os que parecem até desnecessário, mas, certamente são uteis. Onde o SENHOR o colocou?

          CONCLUSÃO

   A Igreja tem sofrido muitas vezes por falta de desprendimento, de amor aos irmãos, de companheirismo, de paciência para com os mais fracos, de espírito de perdão, de humildade, de reconhecimento dos dons dos outros, e de visão da necessidade e das possibilidades da obra de DEUS. Nela não há lugar para personalismos. Interesses particulares não podem ser colocados acima do interesse da obra. A ambição de fama e de projeção, infelizmente, tem levado muitos a não reconhecer as suas próprias limitações e a não buscar a ajuda que seria indispensável. Não é o que aprendemos com Barnabé, um pecador que JESUS transformou em alguém bom, cheio do ESPÍRITO SANTO e de FÉ. Busquemos no poder do ESPÍRITO a transformação de que precisamos para viver assim, segundo o exemplo de JESUS CRISTO.

          APLICAÇÃO

   Que necessidades há à sua volta que podem ser atendidas com a sua participação? Que pessoas há que precisam de sua compaixão? Como demonstrá-la?

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
LIÇÃO Nº 12 DA REVISTA NOSSA FÉ
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 03/08/2016

    
   

Nenhum comentário: