JESUS CRISTO VOLTARÁ.

POR MAIS LONGA E ESCURA E TENEBROSA A NOITE, NÃO TE DESESPERE O SOL VOLTARÁ A BRILHAR. POR MAIS DIFÍCIL A BATALHA NÃO TE DESESPERE JESUS CRISTO QUER TE DAR A VITÓRIA, SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR TEU DEUS E OBEDECER, O SENHOR TEU DEUS TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ DIFÍCIL VENCER A BATALHA, NÃO TEMAS SEJA OBEDIENTE A DEUS E A VITÓRIA É SUA. MAIS, NÃO ESQUEÇA JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO ESTÁ PRONTO PARA SUA VOLTA. OS SINAIS ESTÃO SE CUMPRINDO, NÃO SEJA PEGO NU, PORQUE NÃO SERÁS ARREBATADO. A QUEM ESTÁ SEGUINDO, O MUNDO OU A JESUS CRISTO.

sábado, 10 de setembro de 2016

TITO E O DISCIPULADO

JESUS CRISTO.

                TITO E O DISCIPULADO

   "Paulo, servo de DEUS e apóstolo de JESUS CRISTO, para promover a FÉ que é dos eleitos de DEUS e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o DEUS que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de DEUS, nosso Salvador, a Tito, verdadeiro filho, segundo a FÉ comum, graça e paz, da parte de DEUS PAI e de CRISTO JESUS, nosso Salvador. Tito 1.1-4".

          INTRODUÇÃO

   JESUS escolheu doze e estes alcançaram o mundo. Esta é uma verdade surpreendente. O "FAZEI DISCÍPULOS" "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do ESPÍRITO SANTO .Mateus 28.19" é uma ordem de JESUS que não deve ser esquecida pelo crente. Na carta de Paulo a Tito, podemos ouvir o eco desta ordem de JESUS na incumbência que Tito recebeu de "CONSTRUIR PRESBÍTEROS" em cada cidade. Vejamos, portanto, quem foi Tito e como ele cumpriu sua tarefa.

          1 - QUEM FOI TITO

   O Novo Testamento traz pouca informação a respeito dele, mas por meio dos escritos de Paulo, onde ele é mencionado 12 vezes, nós ficamos sabendo que Tito foi um dos maiores companheiros de ministério, pois ele o chama de filho na FÉ "Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1.4"; irmão na FÉ "Não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para macedônia. 2 Coríntios 2.13"; e de companheiro e cooperador "Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das Igrejas e glória de CRISTO. 2 Coríntios 8.23". Ele era tão útil e confiável que o apóstolo o deixou na ilha de Creta para completar a obra naquele lugar e depois escreveu uma carta com as devidas instruções para a estruturação das Igrejas e suas lideranças. 
   Obviamente, Paulo tinha em elevada estima, pois sua presença já lhe havia trazido muita alegria e conforto "Não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para macedônia. 2 Coríntios 2.13"; "Porém DEUS, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de TITO. 2 Coríntios 7.6". Este jovem também fora útil ao apóstolo em Corinto, onde ele o deixou para ajudar os cristãos da cidade "Foi por isso que nos sentimos confortados. E, acima desta nossa consolação, muito mais nos alegramos pelo contentamento de Tito, cujo espírito foi recreado por todos vós. Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; pelo contrário, como, em tudo, vos falamos com verdade, também a nossa exaltação na presença de Tito se verificou ser verdadeira. 2 Coríntios 7.13-14; ; "O que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós 2 Coríntios 8.6" ; "Mas graças a DEUS, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós; porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros. E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no Evangelho está espalhado por todas as Igrejas. E não só isto, mas foi também eleito pelas Igrejas para ser nosso companheiro no desempenho desta graça ministrada por nós, para a glória do próprio SENHOR e para mostrar a nossa boa vontade; evitando, assim, que alguém nos acuse em face desta generosa dádiva administrada por nós; pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o SENHOR, como também diante dos homens. Com eles, enviamos nosso irmão cujo zelo, em muitas ocasiões e de muitos modos, temos experimentado; agora, porém, se mostra ainda mais zeloso pela muita confiança em vós. Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das Igrejas e glória de CRISTO. 2 Coríntios 8.16,23". De fato, o apóstolo considerava Tito um grande mensageiro de DEUS, um servo chamado para edificar a Igreja. Mais tarde, também serviu na província de Dalmácia "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia 2 Timóteo 4.10".
   Tito também é conhecido por ter acompanhado Paulo e Barnabé na reunião em Jerusalém "Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito. Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão. Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. Gálatas 2.1-3" (Ver Atos 15) onde foi discutido o papel dos gentios na Igreja. Ele era descendente de gregos; mesmo assim, não foi forçado a circuncidar-se pelos líderes da Igreja, tornando-se uma prova viva de que a salvação não é "POR OBRAS DE JUSTIÇA PRATICADAS POR NÓS, MAS SEGUNDO SUA MISERICÓRDIA... MEDIANTE O LAVAR REGENERADOR E RENOVADOR DO ESPÍRITO SANTO Tito 3.5". Assim, ele foi um dos gentios que se tornaram cristãos sem passar pelos rituais do Antigo Testamento, sendo uma ilustração do livre acesso dos gentios ao Evangelho. Não era preciso tornar-se judeu para ser considerado cristão.
   Tito tinha qualidade de um servo exemplar. Ele possuía um longo histórico de serviços prestados. Era fiel. Era digno de confiança, sendo um competente mestre. Podia receber responsabilidades e realizá-las adequadamente. Era suficientemente organizado para liderar outros e estabelecer novos grupos de líderes, por isso foi uma das figuras fundamentais da Igreja primitiva.
   Paulo escreveu a Tito para explicar-lhe o que ele queria que fosse realizado em Creta e dar-lhe alguma orientação e encorajamento a este respeito. Era preciso ensinar a sã doutrina com toda autoridade e tornar-se um modelo de caráter, pois o apóstolo queria que essas qualidades fossem ensinadas à comunidade de Creta.

          2 - AS QUALIFICAÇÕES DO DICIPULADOR

   Paulo escreveu a Tito da Macedônia "Quando te enviar Ártemas ou Tíquico, apressa-te a vir até Nicópolis ao meu encontro. Estou resolvido a passar o inverno ali. Tito 3.12". Ele e Tito tinham estado envolvidos em atividade missionária na ilha de Creta. Nesta carta, Paulo escreveu a Tito para encorajá-lo a completar o seu ministério na ilha, mas especialmente a organização das Igrejas "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituístes presbíteros, conforme prescrevi: Alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de DEUS, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo ensino como para convencer os que o contradizem. Tito 1.5-9", eliminando os falsos mestres "Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-lo calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância. Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na FÉ e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade. Tito 1.10-14" ; "Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada. Tito 3.9-11", e dando instruções às Igrejas a respeito da conduta adequada (Ver Tito 2.1-3.8). Quando um substituto chegasse, Tito deveria encontrar Paulo em Nicópolis "Quando te enviar Ártemas ou Tíquico, apresse-te a vir até Nicópolis ao meu encontro. Estou resolvido a passar o inverno ali. Tito 3.12".
   fica bastante evidente a partir da leitura do primeiro capítulo que havia  oposição ao ministério de Tito. Alguns cretenses lhe estavam desafiando, afirmando que conheciam a DEUS e a sua vontade e, deste modo, não precisavam de Tito. Contudo, Paulo diz que sua alegação de conhecer a DEUS era negada por seus próprios anos; ele, então, incentiva Tito a repreendê-los severamente "E, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de DEUS, nosso Salvador Tito 1.3" e a estabelecer, em cada cidade, lideres cristãos qualificados em lugar daqueles enganadores rebeldes que estavam se opondo a ele.
   Paulo, conhecendo a índole e a capacidade de ensino de seu companheiro Tito, o exorta a ensinar a PALAVRA de DEUS. Suas palavras iniciais no capítulo 2 são enfáticas: "TU PORÉM", significando que a linha a ser adotada por Tito deve ser oposta a daqueles falsos mestres, com suas "FÁBULAS" e mandamentos sectários. A convicção de Paulo era de que a base do bom comportamento da Igreja é a crença correta.
   Paulo sabe, entretanto, que a pregação por si mesma será pouca utilizada se Tito não mostrar em sua própria vida e obras um padrão de boa conduta "Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito. Tito 2.7-8". Paulo faz a mesma exortação que fez a Timóteo  "Ninguém despreze a tua mocidade pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4.12".
   As palavras finais do capítulo 2: "DIZE ESTAS COISAS" e as implicações seguintes mostram que Tito não deveria apenas apresentar a verdade, mas exortar veementemente as pessoas a aceitarem, e repreendê-las quando se opusessem ou não a levassem a sério. Ele pode agir com toda a autoridade, pois sua mensagem é a autêntica mensagem apostólica e sua comissão vem da parte de DEUS. Ninguém deve desprezá-lo. Neste caso, conforme Calvino observa com perspicácia, a observação visa mais as Igrejas cretenses do que o próprio Tito. Paulo deseja testificar sobre elas a autoridade do seu representante.
   Entre as muitas advertências de Paulo, está a necessidade de que Tito evitasse as discussões insensatas, pois são inúteis. Aqui há certa evidência de que algum judeu helenistas de Creta, que haviam "ACEITADO A CRISTO", promoviam contínuas conexões com o judaísmo, especialmente na rigorosa devoção as normas e regulamentos. Além da obrigação de se evitar as discussões inúteis, também devia evitar os facciosos que não quisessem ser corrigidos.

          3 - DISCIPULANDO OS CRENTES

   Ao descrever sua epístola a Tito, conforme observamos, Paulo também intencionava dirigir-se aos crentes. Em meio a uma Igreja onde pessoas estavam apresentando ensino diferente do Evangelho revelado a CRISTO, Paulo está dizendo que a mensagem de Tito era confiável e verdadeira, por ser a mesma dos apóstolos. Deste modo, quando ele chama a Tito de "VERDADEIRO FILHO, SEGUNDO A FÉ COMUM" sua intenção não é a de simplesmente elogiar seu companheiro, mas também endossar seu ministério como sendo uma legítima continuação da obra apostólica.
   Ao apresentar exortações a Tito e à Igreja de Creta, Paulo nos deixa um texto riquíssimo de detalhadas instruções dirigidas aos líderes "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituístes presbíteros, conforme prescrevi: Alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de DEUS, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo ensino como para convencer os que o contradizem. Tito 1.5-9", aos anciãos "Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. Tito 2.2", às mulheres mais idosas  "Quanto as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadores, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem. Tito 2.3", às jovens casadas "A fim de instruírem as jovens recém casadas a amarem ao marido e a seus filhos, e a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de DEUS não seja difamada. Tito 2.4-5", aos jovens "Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos. Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhum que dizer a nosso respeito. Tito 2.6-8" e aos escravos "Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, deem prova de toda fidelidade, a fim de ornarem, em todas as cousas, a doutrina de DEUS, nosso Salvador. Tito 2.9-10".
   A Igreja de Creta parece estar numa condição bastante desorganizada. Logo, entre as várias coisas que precisam ser endireitadas, Paulo pede a Tito que constituísse presbíteros. Eles devem ser mestres da verdade e devem, de igual modo, refutar os que estão em erro "Apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo ensino como para convencer os que o contradizem.Tito 1.9". Primeiramente Paulo apresenta as questões domésticas que provem a índole e a capacidade de liderança espiritual do presbítero, seguidas por cinco vícios que devem ser evitados e seis virtudes a serem buscadas.
   Quanto aos homens idosos, Paulo exige que tenham domínio sobre seus próprios desejos e sejam sensatos. Possivelmente, dentre esses homens é que serão escolhidos os presbíteros. Assim, "O QUE CONVÉM A SÃ DOUTRINA" com relação aos ídolos é que sejam respeitáveis; acima de tudo eles devem ser exemplos das grandes virtudes cristãs:para com DEUS, AMOR para com todos e constância até o fim.
   O papel das mulheres idosas é resumido no adjetivo mestre do bem. Não se trata de exigir que elas deem instruções formal, mas, conselho e encorajamento que podem dar, particularmente pela palavra e pelo exemplo, às mulheres mais jovens.
   Às jovens casadas é exigido um alto padrão de conduta moral dentro do lar, que inclui a bondade, a honestidade, a virtuosidade, a submissão ao marido, com o objetivo de que a palavra de DEUS não seja difamada. O mundo será o primeiro a levantar a voz contra o Evangelho por qualquer conduta dos fiéis que seja estranha à sua pregação.
   Quando fala aos moços, Paulo se torna mais severo, empregando um imperativo: "EXORTA-OS", acentua uma vez mais a necessidade do viver cristão lúcido, sensato, em face de tanta falsidade.
   Quanto aos escravos, as exigências não são diferentes. Eles devem honrar a DEUS com suas vidas para que seu comportamento obediente torne a mensagem cristã atraente aos seus senhores.

          CONCLUSÃO

   Todas as exortações da carta a Tito, referentes a como deveriam ser os cretenses, nos mostram a importância do discipulado na vida da Igreja. Tito deveria trabalhar com aquelas vidas, ensinando a todas as faixas etárias da Igreja a seguirem o exemplo do Mestre JESUS CRISTO.
   No mundo "AUTOMÁTICO" em que vivemos, em que as pessoas querem resultados rápidos, o discipulado vai na contramão do gosto de muitos crentes. De fato, é trabalhoso conversar com pessoas, gastar tempo com elas e colher resultados a longo prazo, contudo, grande parte da superficialidade que temos vistos hoje no mundo evangélico se deve justamente à falta deste "GASTAR TEMPO" com aqueles que adentram nossas Igrejas e creem em CRISTO. Sigamos o exemplo de Tito.

          APLICAÇÃO

   Você tem cumprido a ordem de "FAZER DISCÍPULOS?" Que passos você vai dar agora para ser obediente quanto a esta ordem? 

DIÁCONO: LUIZ MARIANO SIQUEIRA
REVISTA NOSSA FÉ LIÇÃO Nº 13
NUVEM DE TESTEMUNHO
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 10/09/2016

Nenhum comentário: